Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Green IT
2011-12-02
Artigo de opinião de António Faria, Manager de Infrastructure Services da Capgemini Portugal

O “Green IT” é uma nova filosofia assente na crescente tendência das organizações para se preocuparem com o meio ambiente e a alteração de comportamentos, tendo em vista a redução de consumos energéticos, por um lado, e a diminuição de emissões, no ambiente, de substância nocivas, por outro.

Tradicionalmente, a utilização de tecnologias da informação (TI) tem impacto no meio ambiente, não só pelo consumo de energia eléctrica mas também pelos materiais utilizados na produção de hardware. Sendo a qualidade e a preservação do meio ambiente uma preocupação mundial, também a área de tecnologias adoptou acções com vista à sustentabilidade no sector tecnológico.

Esta preocupação, cada vez mais presente nas organizações, alargou-se também às empresas fabricantes de tecnologias de informação, através da produção de novos componentes com desempenhos superiores aos da geração anterior e que, em simultâneo, reduzem os consumos de energia.

Um outro exemplo é o do aumento do trabalho remoto, nomeadamente a partir de casa, alargado a funções que, no passado, tinham de permanecer nas instalações da organização. Esta transferência de localização contribui para a diminuição da utilização de automóveis (e a consequente redução de consumos energéticos e de emissões nocivas para o meio ambiente), enquanto, simultaneamente, aumenta a utilização de infra-estruturas mais “amigas do ambiente” (serviços de Internet sem cabos, como exemplo).

Os objectivos do “Green IT” são semelhantes aos de outras áreas de preocupação e sustentabilidade ambiental: redução da utilização de materiais perigosos, maximização da eficiência energética ao longo do ciclo de vida dos produtos, promoção da reciclagem ou biodegradação de produtos no final do seu ciclo de vida e o desenvolvimento de algoritmos e sistemas de eficiência para as tecnologias computacionais.

Estas acções ambientais são transversais nas organizações e nos seus colaboradores. A implementação da ISO14001 é um exemplo, contagiando com a sua postura e filosofia todos os seus parceiros – clientes, fornecedores, etc. – num movimento cada vez mais global.

Com o desenvolvimento e disponibilização de sistemas sustentáveis, em termos energéticos, e mais amigos do ambiente, as empresas de tecnologias oferecem uma mais-valia mensurável, com benefícios financeiros e ambientais.

Todas as iniciativas e programas são importantes apesar de, por vezes, se tratar mais de uma moda, do que de uma filosofia implementada ou a implementar. Com a participação activa de todos os intervenientes nas sociedades, será mais simples e eficaz conservar um planeta verde.

António Faria, Manager de Infrastructure Services da Capgemini Portugal


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos