Era uma vez um jovem que se lamentava da sua vida e da sua sorte. Não sabia o que fazer para seguir em frente e estava prestes a desistir, farto de lutar porque sempre que resolvia um problema, aparecia outro.
Um dia encontrou uma idosa que o convidou a entrar em sua casa. Levou-o até à cozinha, encheu três panelas com água e colocou-as ao lume. A água aqueceu e começou a ferver, então a mulher atirou para a primeira uma cenoura, para a segunda um ovo e para a terceira grãos de café. Esperou um pouco sem dizer uma palavra.
Passado um bocado, apagou o lume e tirou a cenoura da primeira panela e colocou-a num prato. Fez o mesmo com o ovo e colocou o café numa chávena.
Olhou para o jovem e perguntou-lhe:
- "O que temos nestes pratos e nesta chávena?"
- "Cenoura, ovo e café", respondeu o jovem
A idosa pediu-lhe então que tocasse na cenoura
- "Está mole", disse o jovem.
Depois pediu-lhe que partisse o ovo.
- "Está duro", respondeu sem compreender.
Finalmente que provasse o café.
- "Está bom!", exclamou
Então a mulher sorriu e respondeu-lhe:
- "As cenouras, os ovos e o café enfrentaram o mesmo problema: a água a ferver. É a mesma adversidade e tiveram formas diferentes de reacção. A cenoura chegou forte e dura e a água a ferver amoleceu-a. Pelo contrário, o ovo chegou frágil e a água a ferver endureceu o seu interior. O café, esse sim, é extraordinário, porque conseguiu transformar a água e torná-la numa bebida deliciosa. Agora escolhe o que queres ser e não te esqueças que cada adversidade é uma ocasião para mudar as coisas e construir o teu carácter".
Conclusão: As adversidades são uma oportunidade para demonstrar que somos capazes de mudar as coisas e de nos posicionarmos na empresa, mercado, família...
Texto retirado de "Storytelling - A magia das palavras", de Gabriel Garcia de Oro.