Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Os Aspiradores do futuro
2008-04-03

No seguimento do Forum Electrolux em Estocolmo, analisamos o mercado de aspiradores procurando conhecer as tendências de evolução deste produto. Quanto vale e como tem evoluido este mercado e quais os investimentos das marcas na divulgação desta categoria de produto foram também objecto de análise num artigo que poderá conhecer na edição impressa. Para completar este dossier apresentamos as sugestões das principais marcas com os seus produtos mais inovadores e a análise dos responsáveis comerciais das marcas sobre as preferências do consumidor português.

Silenciosos, compactos, vistosos e ecológicos são os aspiradores do futuro.

Maiores níveis de educação e o crescimento do sector terciário são dois factores que estão a influenciar, decisivamente, a vida dos consumidores. O aumento do número de horas passadas a trabalhar e a consequente diminuição dos tempos de lazer, o desejo por produtos de design, a dimensão, cada vez mais espartana, das habitações e o crescimento da consciência social, são quatro grandes tendências relacionadas com o consumo que já podem ser, nos dias de hoje, identificadas, mas que terão um impacto ainda maior no futuro. Quatro tendências que afectam a forma como as pessoas vivem e cuidam das suas casas e que, segundo os especialistas da Electrolux, determinam também a forma como os produtos são desenvolvidos.

Foi precisamente para falar do futuro que a Electrolux reuniu, na sua sede, em Estocolmo, entre 5 e 7 de Março, a imprensa europeia. Habituada a trabalhar com base na observação dos consumidores, a Electrolux acredita que a evolução que as relações humanas estão a sofrer irá resultar em diferentes padrões domésticos. E, como qualquer outro bem de consumo, os aspiradores não estão imunes a esta mudança.

De acordo com as estimativas da empresa, nos últimos 20 anos, a população activa europeia viu o seu tempo livre diminuir quase 12 por cento. Hoje, os consumidores trabalham, em média, duas horas e meia mais do que faziam em 2000, o que, consequentemente, irá reflectir-se na forma como o tempo será valorizado. Tempo esse que, cada vez mais, será usado em actividades de lazer e não no cuidado e manutenção do lar.

Isto significa, na opinião de Herman Konigs, especialista em tendências convidado pela Electroluz, que existe um novo tipo de consumidor, o “0123”. Ele quer zero manuais, uma tecla de início, duas teclas de função e três segundos para ter o problema resolvido. E quer, também, produtos que lhe proporcionem um sentimento de ganho de tempo. As tarefas de limpeza da casa serão feitas entre os tempos de trabalho e de lazer, o que implica uma mudança da grande limpeza semanal para o cuidado instantâneo do dia a dia. Uma tendência que até já pode ser observada hoje em dia, por exemplo, no mercado francês, onde 64 por cento dos consumidores fazem pequenas limpezas intermédias, mais do que uma vez por semana. Aspirar a casa deverá, então, poder ser feito a qualquer altura, 24 horas sobre sete dias, o que aumenta a procura por modelos mais silenciosos.

(...)

Sem saco começa a ganhar peso nas vendas de aspiradores em Portugal

Os aspiradores são um dos produtos em que os consumidores europeus têm vindo a investir nos últimos anos. De acordo com os dados avançados por Ola Nilsson, vice-presidente de Marketing da Electrolux, durante o fórum organizado pela marca sueca, a procura no mercado europeu está a ir no sentido dos modelos sem saco e de segmento mais alto. Em Portugal, as tendências são as mesmas. Segundo os dados da GfK Portugal, os aspiradores sem saco estão francamente em crescimento, tendo somado mais 9,1 pontos no último trimestre de 2007, face ao período homólogo anterior. A preferência por produtos de maior valor acrescentado é, por sua vez, mais sentida nos mini aspiradores, onde os produtos com um preço acima dos 40 euros representam 60,3 por cento das vendas.

Os últimos três meses de 2007 testemunharam um crescimento do mercado português de aspiradores em todos os seus parâmetros. Particularmente, a facturação subiu 9,4 pontos, muito devido à considerável subida no PVP médio dos produtos comercializados (7,2%).

(...)

Maior investimento em folhetos de aspiradores

322 foi o número total de folhetos com aspiradores a circular entre 1 de Março de 2007 e o passado dia 27 de Fevereiro contabilizados pela Solodigital. Houve, neste período, um maior investimento neste roduto que no ano anterior, uma situação que difere nos sistemas de limpeza, onde a cobertura em folheto diminuiu. Em ambos os casos, as grandes marcas são as mais promovidas, em detrimento das marcas de distribuição.

Os aspiradores Hoover foram os mais visíveis nos folhetos. Presente em 46 publicações, esta marca cresceu em todos os parâmetros de análise face ao ano anterior. Foram colocados mais 12 produtos em mais seis folhetos, o que representa um crescimento de 3,31 por cento no Índice de Presença (IDP), para os 13,39 por cento.

(...)

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos