Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Fun Cooking by Tristar, uma “brincadeira” muito séria
2007-12-03

Chegou ao mercado português há pouco mais de três anos, como mais uma marca de pequenos domésticos, igual a tantas outras, de imagem sóbria e tradicionalista. Em pleno 2007, contudo, a Tristar já não é uma desconhecida dos consumidores portugueses e passou a ser sinónimo de juventude, diversão e inovação. Com uma distribuição cada vez mais alargada, a Tristar está hoje ligada ao conceito de Fun Cooking, uma “brincadeira” que se está a tornar bastante séria e que se prepara para ser exportada para outros países.

Com o conceito de Fun Cooking by Tristar, a marca de origem holandesa pretende revolucionar a forma de cozinhar, tornando-a mais divertida, agradável e atractiva. A pensar especialmente nos consumidores que procuram novas formas de surpreender e inovar na cozinha, a Tristar criou e reuniu um vasto leque de produtos, cujo denominador comum é a sua diferenciação. Deste conjunto fazem parte a máquina de crepes, a fonte de chocolate, a sorveteira, o fondue oriental ou a máquina de fazer donuts, entre outros. E da mente dos criativos e engenheiros holandeses, que lá longe, na casa-mãe, pensam em novas soluções e procuram aprimorar as já existentes, poderão sair outros produtos mais direccionados a novas oportunidades emergentes de mercado, como explica Carlos Lemos, coordenador comercial da Tristar.

“O Fun Cooking é um dos grandes responsáveis pela mudança da Tristar, de uma marca mais tradicionalista, para uma imagem mais jovem, dinâmica e divertida. É um conceito que ajuda ao ‘sell-out’ e permite-nos posicionar a marca no mercado de uma forma diferente, aportando valor acrescentado aos nossos produtos e aos parceiros que o implementam”.

Neste momento, o conceito já tem 80 por cento de adesão nas lojas seleccionadas. A introdução deste novo conceito inclui a oferta de um expositor, com um DVD de demonstração dos produtos, folhetos e flyers. O objectivo é que a loja seja decorada com aqueles produtos, em paralelo com a projecção de um filme, uma ferramenta muito útil, especialmente em época de Natal, para despertar a atenção dos consumidores. “No futuro, sempre que for lançado um novo produto para o mercado no âmbito do conceito Fun Cooking, será colocado à disposição dos clientes e dos consumidores um filme demonstrativo do mesmo,” afirma o responsável.

O conceito é de origem portuguesa mas a casa-mãe reconheceu-lhe os méritos e prepara agora a sua aplicação em outros mercados. Um grande passo desde os tempos em que a marca Tristar entrava no mercado, já na altura apostando seriamente na sua consolidação no comércio tradicional, onde se orgulha de estar presente nas melhores lojas do país. Hoje, a marca tem também resultados muito interessantes com a maior cadeia de lojas nacional. “Neste momento, estamos presentes em 350 clientes de comércio tradicional, alguns distribuidores e dois grupos de compras. Estimamos que entre o continente, Açores e Madeira a Tristar esteja presente em cerca de 700 pontos de venda. Desde a sua fundação, a marca sempre privilegiou três pontos fundamentais, o melhor serviço, a melhor rentabilidade e o desenvolvimento permanente de novos produtos”, reforça o coordenador comercial.

Para o ano 2008, os objectivos da Tristar são muito claros e passam pela manutenção da actual estratégia e reforço da visibilidade nos diferentes canais do mercado português. “A nossa evolução vai passar pela contínua aposta na imagem da marca e por um reforço do volume de venda, uma meta para a qual a nossa casa-mãe está empenhada”. O exemplo disso é o lançamento, no próximo ano, de dez a doze produtos exclusivos para Portugal.

Em termos de gama, a evolução é igualmente visível, dada a aposta permanente no incremento do número de famílias de produtos apresentados. “As 150 mil unidades vendidas em 2007 são já uma aposta ganha, pelo que, e naturalmente, esperamos duplicar este valor até 2009,” sublinha Carlos Lemos.

É com estas ferramentas, e apoiando-se na diversificação e competitividade da sua gama, que a Tristar enfrenta o desafio de um mercado tão complexo e aguerrido como o dos pequenos domésticos.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos