Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Prepare-se para "O poder do mês de Dezembro"
2007-11-28

Os produtos de alta tecnologia, como MP3, telemóveis e jogos electrónicos, são dos presentes preferidos pelos europeus, sobretudo para oferecer aos adolescentes. Segundo um estudo recentemente publicado pela Deloitte, os adolescentes portugueses vão receber, este Natal, entre outros presentes, música/CD’s, leitores de MP3 e telemóveis. De facto, a época de Natal influencia a venda de alguns produtos, como os de electrónica de consumo e foto digital. Só no mês de Dezembro de 2006, de acordo com a GfK Portugal, venderam-se 538 mil unidades destes artigos. Este mês foi mesmo responsável por 38 por cento do valor facturado entre Setembro e Dezembro do ano passado.

96.794 mil euros foi o valor facturado em Dezembro de 2006 com produtos de electrónica de consumo e fotografia digital, precisamente num período em que, após uma subida consecutiva do preço médio, situado sempre acima dos 200 euros, este caiu para os 180 euros.

A evolução registada ao nível da facturação deve-se, então, ao maior volume de vendas registado no último mês do ano passado, responsável por 42 por cento das unidades vendidas no último quadrimestre de 2006, e não à venda de produtos de maior valor acrescentado. De facto, os produtos posicionados no segmento de preço entre os 100 e os 300 euros foram mesmo os que mais representaram para o valor facturado (25,5%). No sapatinho de muitos portugueses couberam, acima de tudo, os televisores de ecrã plano (40,5%), o que também indicia que o período em análise foi forte em promoções.

As cadeias foram o canal que deu cartas nestas categorias de produto, abarcando 60,4 por cento das vendas do último quadrimestre do ano passado. A sua supremacia foi particularmente notória em Outubro (62,3%) e em Dezembro (61,5%), ao que não será alheio o seu grande poder promocional e de divulgação das suas acções. O segundo canal mais importante, mas a uma grande distância das cadeias, foram os independentes e associados, com 21,2 por cento das vendas.

(...)

Talvez menos “desejados” como presente, mas altamente beneficiados pelas promoções e por uma maior disponibilidade de rendimentos, por parte dos consumidores, devido aos subsídios de Natal, os produtos de linha branca também ganharam com o aproximar do final do ano. Os últimos dois meses do ano foram os mais positivos do quadrimestre, vendendo-se mais de 343 mil unidades.

Nesta categoria de produto, deram cartas os independentes e associados, responsáveis do 47,3 por cento do valor facturado.

Leia o artigo completo na próxima edição da Rm-revismarket

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos