Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
MercadoL.Branca/PAEMultimédiaExclusivos
2016-02-17

Com o Brasil a passar pela maior recessão desde 1931, mais de 95 mil lojas fecharam as portas em 2015. A situação é particularmente difícil para as lojas de maiores dimensões, que corresponderam a 14,8% dos encerramentos, segundo as contas da Confederação nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo brasileira.

O encerramento das lojas está diretamente associado à queda no volume de vendas e afetou todos os sectores, embora hipermercados, supermercados e mercearias tenham sido os mais afetados. No total, encerraram mais de 25 mil lojas destes segmentos que, juntamente com as lojas de vestuário e acessórios, representaram 45% das lojas que deixaram de existir.

2016-02-17

A central de compras do Auchan em Espanha ampliou o seu acordo com a Euromadi Ibérica e vai incorporar-se, a partir de 1 de março, nesta estrutura como distribuidor aderente.

Nos termos do acordo, a Euromadi vai negociar as condições gerais com os fornecedores comuns das categorias de alimentos não perecíveis, drogaria e perfumaria de marca de fabricante. No caso dos frescos, cada operador manterá a sua atual política e contratos.

2016-02-17

A autoridade francesa da concorrência está a investigar o Carrefour por alegada manipulação de preço.

A notícia é avançada pelo The Wall Street Journal e dá conta de que os inspetores deste organismo estiveram esta segunda-feira, dia 15 de fevereiro, na sede do Carrefour, em França, no seguimento das acusações de vários fornecedores do grupo retalhista de que este os obriga a baixar os preços como condição prévia de negociação, prática que é proibida por lei.

O Carrefour já veio a público afirmar que o grupo cumpre a lei e que “se foram cometidos erros, a empresa aceitará as consequências e tomará as medidas necessárias” para os corrigir.

Com a cortesia da Grande Consumo.

2016-02-16

A REDMOND, líder mundial de vendas em multicookers, apresentou ontem, dia 16 de fevereiro, três novos modelos ao mercado português. As máquinas de cozinha RMC-M4502E e RMC-M10E e a máquina de pressão digital e de cozinha multifunções, RMC-PM4506E, são compactas e não ocupam muito espaço, substituindo a panela a vapor, frigideira, panela de pressão, forno e até mesmo o fogão.

Foi no hotel da Estrela que a marca reuniu a imprensa dando a conhecer este novo produto que promete "revolucionar" o mercado pois este conceito ainda está pouco desenvolvido no nosso país. Isabel Salzmann, directora comercial da MEI Europa, empresa que representa a REDMOND em Portugal, decidiu, agarrar a oportunidade “com muito entusiasmo" pois, tendo consciência da dificuldade em lançar um novo conceito, tem também a certeza de que esta é uma oportunidade de mercado. "Fomos pioneiros em lançar as máquinas de pão e ainda hoje lideramos o mercado, esperamos que o mesmo aconteça com os muiticookers" afirma.

Segundo a responsável, esta não é mais uma máquina de cozinha nem um processador de alimentos, é uma solução completamente nova para consumidores modernos e foi o chef do hotel da Estrela que o demonstrou, trabalhando com a máquina pela primeira vez na apresentação e fazendo, ao vivo, uma feijoada, carne com molho barbecue e arroz de marisco.

Leia a notícia desenvolvida e veja as imagens dos produtos e do evento aqui

2016-02-17

No 4.º trimestre de 2015, o mercado Português de Bens de Consumo Tecnológicos (TCG) foi novamente negativo comparativamente com igual período homólogo. Os aparelhos domésticos foram o setor mais positivo, tal como as Telecomunicações (TC), que registaram um crescimento marginal. Os outros setores reforçaram ou mantiveram tendências negativas em contraste com os dois primeiros trimestres de 2015. O mercado global de TCG em Portugal atingiu €730 milhões no 4.º trimestre de 2015, representando uma queda de 5% no trimestre, em comparação com o 4.º trimestre de 2014.

Eletrónica Consumo: Som em crescimento

Fotografia: Fotos com mais qualidade

Grandes Eletrodomésticos: Lideram o crescimento

Pequenos Eletrodomésticos: Tempo de comprar

Tecnologias de Informação: Media Tablets continuam com tendência negativa

Telecomunicações: trimestre negativo mas ano positivo!

Office Equipment: Laser em crescimento

2016-02-17

O mercado dos “wearables” vai crescer 18,4% este ano, alcançando os 274,6 milhões de dispositivos vendidos, de acordo com as previsões da Gartner.

A consultora destaca os “smartwatches”, que registarão um aumento de 48%, muito devido ao impulso do Apple Watch, que, prevê a Gartner, deverá atingir vendas superiores a 50 milhões de unidades este ano.

2016-02-17

O Continente apresentou uma nova linha de comunicação de frescos, assente na origem, autenticidade, sabor e qualidade dos produtos, sob o mote “A natureza tem a nossa marca”.

De acordo com Paulo Veiga, diretor de Marketing da Sonae MC, “o reforço na comunicação dos frescos, o coração das lojas Continente, demonstra o nosso compromisso em estimular e apoiar a nova geração de produtores, respondendo simultaneamente às necessidades de uma nova geração de clientes. É objetivo do Continente fortalecer o seu papel de elo de ligação entre o produtor e o consumidor final, dando a conhecer a origem, qualidade e autenticidade dos produtos, estimular estilos de vida saudáveis e promover a sustentabilidade ambiental e alimentar, junto dos portugueses.”

2016-02-16

A renovada aposta no Consumidor dá mote ao VI Congresso APED, que decorre a 3 e 4 de maio, no Museu do Oriente.

Sob o título “Crescer com o Consumidor”, este evento reúne os principais nomes nacionais e internacionais do setor, da política e da economia, com o Prémio Nobel, Paul Krugman, como convidado especial. Este orador apresentará uma análise sobre a situação económica da Europa e de Portugal e as perspetivas de crescimento.

Pensar os desafios do Retalho e Distribuição é um dos objetivos do Congresso, onde serão debatidos conceitos-chave como a inovação no setor, a sustentabilidade, a ascensão de novas formas de pagamento, o potencial do big data, os novos perfis de consumidores. Temas trazidos por Peter Fisk, estratega e perito em marketing; pelo especialista em gestão de marcas próprias Allan Noddle, Non-Executive Chairman Board of Directors na Winery Exchange Inc; Jean-Jacques Vandenheede, diretor da área de Retailer Insights na Nielsen; Pedro Pina, Google Global Client Partner; e Paul Lee, Partner - Global Head of TMT Research Deloitte UK; entre outros oradores.

2016-02-11

A Apple expandiu o seu serviço Personal Pickup Store a seis mercados europeus, designadamente, Alemanha, Espanha, França, Holanda, Itália e Suécia.

O serviço, que estreou nos Estados Unidos da América em 2011, tinha já sido ampliado, em novembro passado, à Austrália, Canadá e Reino Unido. Permite que os clientes façam uma compra através da loja online ou da app e a levantem numa localização física uma hora depois.

2016-02-16

A primeira torneira monocomando a obter certificação de eficiência hídrica A+ em Portugal é de fabrico nacional. Parece banal? Não é. Afinal, quantos produtos na fase pioneira da equivalente certificação energética foram de produção portuguesa?

A classificação A+ foi atribuída ao modelo ‘Lusitano’ da BRUMA pela ANQIP – Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais, por permitir reduzir o consumo de água até 60%.

2016-02-16

O NorteShopping acaba de lançar o Serviço de Apoio ao Cliente via WhatsApp, tornando-se assim o primeiro Centro Comercial em Portugal a utilizar esta ferramenta tecnológica de comunicação no contacto direto com os seus clientes.

O serviço, que se encontra disponível a partir de hoje, permite aos clientes esclarecer qualquer dúvida ou questão, em tempo real, sem ser necessária a sua deslocação ao Centro.

O Serviço de Apoio ao Cliente via WhatsApp está disponível todos os dias, durante o horário de funcionamento do NorteShopping, entre as 10H00 e as 24H00, através do número 932 932 936. Durante este período, o Centro dará resposta a todas as questões colocadas pelos clientes relacionadas com as lojas, horários, localizações, serviços, entre outras informações de relevo.

2016-02-16

72% dos seguidores afirma utilizar blogues como fonte de informação pré-compra. Dois terços destes fá-lo “muitas vezes” ou “quase sempre”

Até que ponto é que os blogues de moda influenciam e determinam as decisões de compra dos seus seguidores? A resposta a esta questão é dada pelo mais recente estudo realizado pelo IPAM - The Marketing School que procura aferir o peso que os conteúdos disponibilizados nos blogues de moda têm no processo de pré-compra dos seus leitores. A investigação confirma e atesta o impacto que estas páginas assumem nas decisões de consumo dos seus seguidores: mais de 60 por cento dos inquiridos assume que os blogues de moda influenciam as suas intenções de compra.

Leia o desenvolvimento do estudo aqui


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos