A primeira torneira monocomando a obter certificação de eficiência hídrica A+ em Portugal é de fabrico nacional. Parece banal? Não é. Afinal, quantos produtos na fase pioneira da equivalente certificação energética foram de produção portuguesa?
A classificação A+ foi atribuída ao modelo ‘Lusitano’ da BRUMA pela ANQIP – Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais, por permitir reduzir o consumo de água até 60%.
Sim, mais de metade! Poderia ser tarefa simples se fosse reduzido o conforto, mas o mérito da inovação está ai – com um limitador de caudal especial que se ajusta às diferenças de pressão foi possível manter constante um caudal máximo de 5 litros por minuto. Quem utiliza não tem qualquer percepção de desconforto ou de menos água a fluir pois um espumador, com a função de misturar o ar com a água, proporciona um fluxo perfeito.
Mas a maior surpresa desta tecnologia reside num cartucho cerâmico BRUMA SmoothBreeze®, com ColdStart, que permite uma poupança automática de energia com a abertura em água fria do manípulo na posição central – ou seja, só com um gesto claro e intencional rodando para a esquerda o manípulo se abrirá a água quente, evitando o tão comum e dispendioso disparo involuntário do esquentador.
Poupar água, energia e consequentemente dinheiro, ao mesmo tempo que os recursos naturais do planeta são respeitados, coloca esta empresa nacional num posicionamento de vanguarda tecnológica.