Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
MercadoL.Branca/PAEMultimédiaExclusivos
2013-03-19

Na primeira quinzena de Março, o ranking de "gostos" em páginas nacionais de marcas foi liderado pela Samsung, segundo uma análise dos dados do Social Media Explorer do Grupo Marktest.

"Diz olá ao novo Galaxy Note 8" foi o texto de um “post” que a Samsung colocou na sua página de Facebook no dia 25 de Fevereiro e que mereceu mais de 3.600 “likes”, liderando o ranking de "gostos" nas páginas de marcas nacionais (excluindo marcas de media) no período compreendido entre 25 de Fevereiro e 10 de Março.

2013-03-19

Os “Millennials”, a geração de consumidores actualmente com idade compreendida entre os 13 e os 31 anos, não só consome muitos produtos de electrónica de consumo, como também exerce uma forte influência nas compras que os outros fazem, revela um estudo da Consumer Electronics Association (CEA).

Entre as várias gerações, os “Millennials” (1981-1999) revelam uma maior intenção para comprar electrónica de consumo, com 75 por cento dos inquiridos a confirmar planear adquirir um equipamento nos próximos 12 meses. Valor que compara com os 67 por cento da “Generation X” (1965-1980), 55 por cento dos “Baby Boomers” (1946-1964) e 49 por cento da “Silent Generation” (1928-1945).

2013-03-19

O Grupo Metro está a simplificar a organização da sua cúpula de gestão, com o seu CEO, Olaf Koch, a assumir a responsabilidade operacional pelo negócio de “cash & carry”, o maior gerador de vendas e receitas no seio do grupo.

De acordo com o comunicado, esta decisão sublinha o significado estratégico deste negócio, presente em Portugal através da Makro, para o grupo.

2013-03-19

O volume de negócios do Grupo Auchan cresceu 5,8 por cento em 2012, para cerca de 47 mil milhões de euros.

O negócio internacional representa 57 por cento do volume de negócios total. Os lucros progrediram 2,2 por cento no mercado doméstico, o francês, mas recuaram ligeiramente, cerca de 0,7 por cento, nos restantes países da Europa Ocidental (Portugal, Espanha, Itália e Luxemburgo). Estes países representam 24 por cento da facturação.

2013-03-19

A OKI Data e a Toshiba Tec lançam os primeiros equipamentos desenvolvidos em conjunto, no âmbito de uma parceria que tem como principal objectivo colocar no mercado soluções profissionais abrangentes.

A nova gama de multifuncionais estará disponível a nível mundial, com os primeiros produtos a chegarem à Europa e continente americano no início de Abril. Espera-se que as vendas alcancem as 30.000 unidades ao longo do ano. Os equipamentos serão comercializados de forma independente por ambas as empresas.

2013-03-19

O segmento das “department stores” na China enfrenta cada vez mais concorrência de outros formatos e canais de retalho, mas uma nova pesquisa da Mintel revela que o sector tem crescido, a par do rendimento dos consumidores chineses, tendo duplicado, em valor, nos últimos seis anos, de 315 mil milhões de yuans, em 2007, para 683 mil milhões, em 2012.

30 por cento dos consumidores urbanos chineses compram actualmente numa “department store” pelo menos uma vez por semana e 24 por cento fá-lo duas a três vezes por mês.

2013-03-19

A pressmedia lançou um novo serviço de gestão de "social media" para empresas e instituições públicas ou privadas que queiram vencer na era digital. A consultora fornece agora serviços de "research", análise, design, criatividade e gestão de conteúdos, com o intuito de criar uma identidade adequada às necessidades do cliente nas redes sociais.

De acordo com Nuno Mieiro, responsável pelo projecto Social Media da pressmedia, trata-se de uma solução completa para ajudar empresas e instituições a tirarem partido das interacções sociais online. “Estamos cientes de que mais de um terço da população mundial está ligada à internet e, segundo o Barometer 2012 – Google Consumer, 52 por cento das compras offline são pesquisadas online, dados que revelam o potencial que as redes sociais podem assumir junto do consumidor”.

2013-03-19

O sucesso alcançado pelo Cocoon, a primeira incursão da Denon no mercado de sistemas concebidos para a reprodução de música a partir de dispositivos portáteis, permitiu à marca japonesa maiores economias de escala na produção que se traduziu numa baixa do seu preço. Distribuído em Portugal pela Infinite Connections, o Denon Cocoon tinha sido lançado no final de 2012 com um preço de 649 euros para qualquer uma das suas versões: Cocoon Home (para ligar à corrente eléctrica) e Cocoon Portable (com bateria recarregável). Agora, o Cocoon está disponível por 499 euros (Portable) ou 579 euros (Home).

A filosofia da Denon por detrás do desenvolvimento do Cocoon foi a de oferecer uma grande facilidade na audição, mas, ao mesmo tempo, também redefinir a forma como é possível tirar partido de ficheiros de música. O resultado foi transformar uma "speaker dock" (doca altifalante) num completo sistema multimédia.

2013-03-19

Até 15 de Abril, a Canon Portugal vai levar a cabo uma campanha de desconto imediato, no valor de 100 euros, para todos os consumidores que adquirirem uma câmara fotográfica EOS 600D, 650D ou 60D com a objectiva EF 40mm f/2.8 STM, nas lojas aderentes.

A EF 40 mm f/2.8 STM da Canon é uma objectiva versátil e compacta com uma abertura máxima rápida para fotografia em condições de luz fraca e controlo da profundidade de campo e tecnologia STM, que proporciona focagem automática suave e silenciosa durante a gravação de vídeo. Ideal para os fotógrafos que pretendem uma objectiva leve para situações de retrato, reportagem de viagem ou paisagem, o controlo de precisão sobre a circular, um diafragma de sete lâminas que é activado pelo diafragma electromagnético (EMD), produzindo um bonito efeito "bokeh" e uma lente asférica com revestimentos Super Spectra garantem a melhor qualidade de imagem desde o centro da lente até à sua periferia.

2013-03-18

O mercado português de bens tecnológicos caiu 8,7 por cento em 2012. Desempenho que contrasta com o crescimento de 4,4 por cento a nível mundial.

De acordo com os dados da GfK, apresentados na 17.ª Conferência, quanto maior o nível de modernização tecnológica, menor o crescimento dos mercados. Na Europa, as vendas cresceram apenas 0,7 por cento, ao passo que na região do Médio Oriente e África o acréscimo foi de 12,3 por cento.

O mercado português regrediu cerca de dez anos. A facturação obtida em 2012, cerca de 2,2 mil milhões de euros, representa apenas 78 por cento do valor de 2010. O mercado fechou a cair 8,7 por cento, mas desde o segundo trimestre que as quedas são menos acentuadas. O último trimestre deu até sinais de uma possível recuperação (-3%).

Leia abaixo, em detalhe, os resultados de electrónica de consumo e de grandes e pequenos domésticos.

2013-03-18

A concentração no mercado dos electrodomésticos é uma das grandes tendências actuais e que vai intensificar-se nos próximos anos, facilitada pelo encerramento de muitas lojas. Segundo dados apresentados na 17.ª Conferência GfK Portugal, nos últimos quatro anos, a Europa Ocidental perdeu cerca de 20 mil pontos de venda, cerca de 12 por cento menos do que tinha no início de 2009. E com o canal dos independentes electro a ser um dos mais visados, perdendo quase cinco mil lojas.

Em 1998, 60 por cento dos pontos de venda existentes na Europa Ocidental eram independentes e associados. Em 2012, apenas 36 por cento. O ano passado foi, mesmo, um dos mais negativos, e para todos os canais, tendo encerrado sete mil lojas. Marca também o primeiro retrocesso das cadeias, que viram o seu universo regredir em 173 pontos de venda.

2013-03-18

O mercado europeu de electrónica de consumo caiu 29 por cento em relação aos seus valores de facturação de 2007. De acordo com os dados apresentados na 17.ª Conferência GfK Portugal, nem mesmo o melhor mercado europeu, o alemão, se pode gabar de ter fechado o ano em terreno positivo, com as vendas em valor a perderem três por cento face a 2011. O pior desempenho cabe ao mercado francês, que facturou menos 22 por cento.

Globalmente, exceptuando os auscultadores, que cresceram seis por cento, todos os outros produtos tiveram registos negativos.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos