Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

“Department stores” duplicam o seu valor na China
2013-03-19

O segmento das “department stores” na China enfrenta cada vez mais concorrência de outros formatos e canais de retalho, mas uma nova pesquisa da Mintel revela que o sector tem crescido, a par do rendimento dos consumidores chineses, tendo duplicado, em valor, nos últimos seis anos, de 315 mil milhões de yuans, em 2007, para 683 mil milhões, em 2012.

30 por cento dos consumidores urbanos chineses compram actualmente numa “department store” pelo menos uma vez por semana e 24 por cento fá-lo duas a três vezes por mês. “As 'department stores' na China floresceram. Contudo, o espaço de mercado que preenchem tem de concorrer com outros formatos de retalho, como as cadeias especialistas, hipermercados e supermercados e o crescente número de centros comerciais e 'retail parks'. Isto está a criar uma paisagem concorrencial cada vez mais difícil para as 'department stores' e para manterem o nível de interesse por parte dos consumidores chineses”, detalha Matthew Crabbe, director da divisão Asia Pacific Research na Mintel.

Não obstante, o sector das “department stores” continua a saber adaptar-se às mudanças no mercado de retalho chinês. “Este é um processo que tem de continuar, com o crescimento da economia doméstica, a diversificação do mercado de retalho e o reforço da influência do retalho online. As 'department stores' não podem depender apenas do factor reputação e têm de continuar a inovar para manter o interesse dos consumidores. Num mercado tão competitivo, serão as empresas que mais rápido se adaptarem e inovarem que irão sobreviver”, acrescenta Matthew Crabbe.

Por detrás do crescimento das “department stores” na China está o vestuário, já que 92 por cento dos consumidores que compra nestas lojas adquiriu uma peça de roupa. Seguem-se os acessórios (77%), produtos de cuidados pessoais (71%), utilidades domésticas (60%) e calçado (72%).

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos