Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Painel de debate do Encontro 2012
2012-02-14

O painel de especialistas para o debate de abertura do Encontro 2012 está finalmente completo. João Dantas Vizoso, um profissional com mais de uma década de ligação ao mercado, e que, apesar de retirado, nunca deixou de o acompanhar, será o moderador e irá abrir o debate com o tema "Quais as perspectivas futuras perante a degradação do poder de compra dos consumidores portugueses? Como reagir?". Pedro Camarinha irá explicar quais os mecanismos a desenvolver para ultrapassar o crescente risco de cobranças e de que forma as dificuldades de acesso ao crédito podem reforçar a relação com os consumidores.

Quando se fala de consumidores, é da maior importância conhecer o perfil do novo cliente, quais as suas necessidades e preocupações. Esta temática estará a cargo de João Dionísio, que falará sobre "Compreender as expectativas dos clientes como forma de ganhar eficácia nas diferentes decisões relacionadas como este negócio". Sendo o consumidor o centro do negócio, o painel conta também com um consumidor desconhecido, que estará presente para responder a perguntas para as quais todos querem respostas. Onde e como irá comprar amanhã e o que espera de uma loja especialista? O que quer e como decide? Como e onde compra e o que mais valoriza? Será o consumidor que responderá, na primeira pessoa, a todas estas perguntas dos participantes.

No que toca aos formatos de lojas, a questão de fundo é "como fazer evoluir os espaços e os conceitos? Como regenerar o modelo de negócio?" e é José António Rousseau, consultor de distribuição e profundo conhecedor do mercado português, que traz alguns conselhos concretos e práticos para reestruturar o negócio e adequá-lo às novas exigências do mercado.

Sendo uma parte significativa dos "players" especialistas do sector Electro composta por empresas familiares, a partilha de experiências de associativismo relatada por Marina de Sá Borges irá enriquecer o debate. O conhecimento profundo desta tipologia de organização ajudará a traçar novos caminhos e criar sinergias comuns com o tema "Associativismo com forte disciplina e total compromisso pode ser uma solução?".

Finalmente, para falar sobre as novas oportunidades para este negócio, nomeadamente sobre novas tecnologias e produtos, Internet TV, 3D, estará Jorge Gonçalves, um especialista em novas tecnologias que acredita "no fim à vista para o suporte físico de conteúdos, na mobilidade total com a inerente possibilidade de fruição desses conteúdos em qualquer dispositivo com ecrã, em novos conceitos em TV e áudio e novos métodos de fornecimento de conteúdos".

Também a Internet é fonte de novas oportunidades e é Carlos Ascensão o especialista que irá apresentar as suas ideias sobre a evolução de consumo e de como os retalhistas Electro devem tirar partido e potenciar a presença neste canal e como gerir a estratégia multicanal e explorar as oportunidades criadas pela Internet, e-commerce, redes sociais.

Conheça o programa em detalhes aqui.

Lembramos que as inscrições até dia 20 de Fevereiro beneficiam de valores especiais.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos