Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Toshiba Portugal assume a comercialização das televisões e DVD's Toshiba
2009-03-24

Impulsionada pelos resultados alcançados na área de Sistemas de Informação, a Toshiba Portugal alargou a sua actuação ao mercado de televisores e leitores e gravadores de DVD, integrando uma nova área de negócio, a Consumer Product Division.

João Amaral, director geral da subsidiária portuguesa, confessou esta manhã, dia 24 de Março, aos jornalistas presentes na conferência de imprensa de lançamento da nova área de negócio, que o facto de se ter distinguido, nos últimos dois anos, como a "melhor subsidiária do mundo", motivou a casa-mãe a desafiar a equipa da Toshiba Portugal a ampliar a sua actuação. Recorde-se que, até 1 de Janeiro passado, era a Ibertrade, uma empresa detida pela Sorefoz, a responsável pela colocação e distribuição no mercado português dos televisores e DVD's da Toshiba. A Toshiba e a Sorefoz chegaram a um acordo, nos termos do qual esta se mantém como distribuidora dos produtos Toshiba, incluindo os da área de informática, tendo uma actuação meramente logística, enquanto a Toshiba assume a responsabilidade integral pelo negócio de TV e DVD, incluindo a área de marketing.

O modelo de distribuição dos novos equipamentos será, assim, semelhante ao dos computadores portáteis, 100 por cento indirecto, através do canal de distribuição. Para além da Sorefoz, Toshiba conta com as parcerias já existentes com os actuais distribuidores, CPC-di, DLI e Techdata, que serão responsáveis por fazer chegar ao canal de revenda de electrónica e de informática os produtos representados pela Toshiba Portugal.

A estratégia de venda é, igualmente, semelhante à implementada na área dos sistemas de informação, aprimorando a venda ao cliente, ao oferecer "mais valor por mais dinheiro". Esta será, de resto, a mensagem que a Toshiba vai passar esta tarde aos parceiros, aquando da apresentação da nova área de negócio. "Não estamos no mercado para 'empurrar' produto, mas para respondermos de forma flexível, ajustando os níveis de stock às necessidades do mercado, e propondo aos consumidores produtos de valor acrescentado, que os motivem a trocar os seus equipamentos actuais por modelos superiores em tecnologia mas que vão ao encontro daquilo que efectivamente necessitam", alertou João Amaral.

Já no que se refere à organização dos recursos para dar resposta às necessidades que o novo negócio impõe, a aposta da Toshiba vai para o reforço do Centro de Atendimento (707 265 265) e dos seus Serviços de Atendimento e Reparação (707 266 266) , assegurando a manutenção dos níveis de qualidade de serviço, um modelo que, segundo João Amaral, tem reduzido o número de intervenções técnicas e as chamadas "falsas avarias"."Pretendemos que a relação do cliente com a loja termine no momento em que esta finaliza a venda do produto. A partir daí, passa a ser uma relação entre o cliente e a Toshiba. Esta é também uma mensagem que está a ser passada ao canal de vendas, com a indicação de que as lojas não recebam produto do cliente e o encaminhem directamente para a Toshiba".

Num mercado avaliado em cerca de 500 milhões de euros, a Toshiba Portugal espera conquistar, até 2011, uma quota de mercado de cinco por cento. Segundo Hidenari Tsuru, presidente da Toshiba TTCE, também presente no evento, o objectivo é perfeitamente razoável, tanto mais que, em países como a Alemanha, França e Reino Unido, a quota da Toshiba já chegou aos sete por cento na área de LCD's.

Neste primeiro semestre, a Toshiba vai lançar no mercado cinco novas séries com Resolution +, uma tecnologia exclusiva, das 32 às 55 polegadas. Em Portugal, é já certo que estarão disponíveis as famílias REGZA SV, REGZA ZV e REGZA XV a partir de Abril. Entre as características diferenciadoras está a já referida tecnologia Resolution +, que permite fazer a ponte entre a definição de imagem standard e a resolução HD. Como explica Jorge Borges, director de Marketing da Toshiba Portugal, "pelo recurso a um processador poderoso, a tecnologia combina informação existente na imagem com 'waveforms' recolhidos nas áreas a esta adjacentes, oferecendo ao utilizador uma experiência de visualização muito próxima da alta definição.

Por sua vez, na área de DVD, onde a quota da Toshiba, no mercado nacional, é já de 4,5 por cento, a marca aposta num "line-up" muito forte e completo, que inclui leitores de DVD, gravadores de DVD, DVD's portáteis e modelos LCD Combo, recheado de muitas das tecnologias que a Toshiba incluía nos seus HD-DVD's, área de negócio entretanto extinta.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos