Cerca de 40 por cento das vendas a retalho em 2012 serão influenciadas pela Web e pelo cruzamento de canais, segundo o estudo “Understanding Consumer Paterns and Preferences in Multi-chanel Retailing” da IBM.
Os produtos electrónicos já surgem como a compra mais frequente entre os consumidores multicanal. O vestuário/acessórios e calçado, os artigos de construção e os electrodomésticos são também categorias de produtos populares. O estudo revela ainda que, nos Estados Unidos, o vestuário/acessórios e calçado e os produtos de mercearia têm a maior percentagem de decisões de compra por impulso, enquanto que no Reino Unido é o mercado da mercearia que regista o índice mais elevado.
Normalmente, os compradores alternam a fidelidade aos retalhistas à medida que vão realizando compras em vários canais. Esta situação ocorreu com 46 a 50 por cento de todos os compradores nos Estados Unidos e no Reino Unido. A nível global, a maioria dos consumidores citou o preço como a principal motivação para a mudança, seguido da conveniência e disponibilidade do produto.