A Spectrum Brands, INC, empresa que detém a marca de pilhas Rayovac e a de cuidados pessoais Remington, anunciou o lançamento de um plano de reforço do seu estado financeiro e de reestruturação da sua dívida.
Para dar início a esse plano, a Spectrum Brands, INC e as suas filiais norte-americanas recorreram voluntariamente, no início deste mês, à protecção de um tribunal do Texas através do Chapter 11, uma ferramenta presente na lei norte-americana.
O processo de Chapter 11 traduz uma vontade de reestruturação da empresa e não significa um processo de liquidação ou uma falência. Com esta medida, a Spectrum Brands espera conseguir refinanciar-se, reduzir significativamente a sua dívida em 840 milhões de dólares, eliminar aproximadamente 95 milhões de dólares em juros no decorrer dos próximos dois anos, libertando capital adicional que possa ser reinvestido no negócio. A empresa espera cumprir com as suas obrigações para com os seus fornecedores, clientes e colaboradores durante o processo de reestruturação, que deverá estar completo em quatro a seis meses.
O processo envolve apenas as operações norte-americanas, pelo que as restantes actividades mundiais, entidades legalmente distintas, não serão incluídas. A empresa VARTA, REMINGTON, RAYOVAC, Spain, S.L. e todas as demais filiais fora dos Estados Unidos estão excluídas do processo de Chapter 11 e, segundo João Bravo da Silva, Managing Director ibérico da Spectrum Brands, não serão impactadas. “A reestruturação nos Estados Unidos não terá qualquer impacto nas relações comerciais que temos na Europa, onde continuaremos a honrar os nossos compromissos com todos os nossos clientes durante toda a duração do processo”.
João Bravo da Silva sublinha ainda que a operação norte-americana apresenta um cash flow positivo. “Apesar de reconhecermos que o entorno económico é muito importante, tivemos uma performance muito satisfatória neste final de ano nos nossos negócios de Batteries & Personal Care onde nos encontramos com o oitavo trimestre consecutivo de crescimento do nosso EBITDA. Estamos seguros que continuaremos a satisfazer os pedidos dos nossos clientes e consumidores e acreditamos que sairemos deste processo como um parceiro ainda mais sólido e fortificado”.