O mercado português de produtos tecnológicos (electrónica de consumo, fotografia, pequenos e grandes electrodomésticos, telecomunicações, tecnologias de informação e equipamento de escritório) apresentou, no quarto trimestre de 2008, uma queda de 14,3 por cento em relação ao período homólogo de 2007, segundo o GfK TEMAX.
À excepção dos pequenos electrodomésticos, que apresentaram uma variação positiva de 2,9 por cento e mantiveram a tendência positiva de Janeiro a Dezembro, todos os sectores registaram quedas.
No quarto trimestre, este mercado valeu 811 milhões de euros. O valor acumulado em 2008 foi de 2.829 mil milhões de euros, o que representa uma queda da facturação de sete por cento em relação a 2007. O mercado entrou em queda a partir do segundo trimestre, continuando com valores negativos até aos últimos três meses. Os sectores das telecomunicações (-31,5%), tecnologias de informação (-16,9%), fotografia (11,5%) e electrónica de consumo (10,8%) sofreram quedas de dois dígitos. Os grandes electrodomésticos e o sector de equipamento de escritório apresentaram variações de negativas de sete e 8,3 por cento, respectivamente.
A maior queda no último trimestre coube ao sector das telecomunicações, cujo volume de vendas acumulado foi de 454 milhões de euros. Apesar da variação positiva em unidades, durante o período em análise, o facto deste sector estar em saturação motivou uma quebra do preço médio, que teve um impacto negativo na facturação do período analisado (-31%) e na variação acumulada (-16%).