Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
União Europeia confirma Normas de anti-dumping nas importações coreanas de frigoríficos Side by Side
2006-09-05

A Whirlpool anuncia que a União Europeia decidiu impor regras anti-dumping por cinco anos na importação de frigoríficos Side by Side por parte da República da Coreia do Sul.

A decisão confirma a convicção da Whirlpool de que “os produtores coreanos têm vindo a prosseguir uma estratégia de práticas de comércio ilegal, prejudicando a indústria de refrigeração Side by Side”.

Segundo comunicado de imprensa emitido pela Whirlpool, as normas variam dependendo do produtor e da dimensão do dumping praticado e confirmado. Como tal, foi imposto à LG 12,2 por cento e à Daewoo 3,4 por cento. No caso da Samsung, as investigações revelaram, de acordo com o mesmo comentário, que o dumping foi menor de dois por cento, “o que é considerado o mínimo e portanto excluído da imposição de sanções”.

A investigação de práticas de comércio ilegais pelos produtores coreanos foi formalmente aberta pela Comissão Europeia no ano passado. Após quinze meses de investigação, a Comissão confirmou a existência de dumping prejudicial para a indústria da União Europeia e impôs agora as sanções finais de anti-dumping. Estas sanções aplicar-se-ão por cinco anos e serão cobráveis desde 1 de Março de 2006, a data de introdução das regras provisórias.

“A decisão mostra que a nossa acção contra práticas de comércio ilegais e nocivas levadas a cabo por importadores coreanos tinha total fundamento. É também um sinal para os produtores coreanos de que a concorrência desleal não será tolerada na Europa.” afirma Marc Bitzer, presidente da Whirlpool Europa. “Estamos desiludidos com o nível de normas impostas e acreditamos que sanções mais elevadas teriam sido mais apropriadas para restaurar a imparcialidade. É, portanto, vital que a Comissão Europeia e os estados membros se certifiquem de que os coreanos cumprem integralmente com as medidas e que as sanções são efectivamente cobradas. Apenas isto assegurará que os coreanos compitam justamente – para o bem da futura indústria da Europa,” acrescenta.

Hugo Silva, director de marketing da Whirlpool em Portugal, alerta que os parceiros de negócio se devem preparar para um aumento imediato nos preços dos frigoríficos coreanos de porta dupla Side by Side, “tendo em conta que a lei previne os produtores de estancarem as sanções e obriga-os a difundi-las.”


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos