O Parlamento Europeu quer que a vigilância e segurança no comércio electrónico sejam reforçadas.
“Mais de metade dos cidadãos europeus e cerca de 1,5 bilião de pessoas em todo o mundo têm acesso à Internet, números que evidenciam a importância do eCommerce. Contudo, apenas um terço dos europeus realiza compras online e apenas 30 milhões o faz fora das fronteiras europeias”, enumera Maria Luiza Carreira, CEO da GS1 Portugal-Codipor, citando números do Parlamento Europeu.
O número referente à adesão ao comércio electrónico reflecte, segundo a GS1, a falta de confiança no sistema, nomeadamente no que se refere à forma de pagamento. O Parlamento Europeu considera que é importante que se desenvolvam e adoptem mecanismos e estratégias de negócio que minimizem e anulem quaisquer riscos nas trocas comerciais. É no campo da prevenção e da adopção de estratégias assertivas que devem estar incluídos sistemas de normalização e codificação inovadores e rigorosos. Estes devem permitir a rastreabilidade de todo o processo inerente a uma troca comercial, assim como dotá-la de níveis de segurança adequados. No panorama internacional, o sistema GS1 tem-se sagrado na implementação de um sistema global de comunicação e identificação de produtos, serviços e localizações com base em normas internacionalmente em nome da excelência nas relações ao longo da cadeia de valor.
Para a GS1, que se posiciona como promotora da excelência nas relações eficazes e eficientes junto das cadeias de valor, “no mundo actual, o comércio electrónico com base em standards/codificação GS1 constitui uma ferramenta de sucesso e de comunicação que distingue empresas e entidades promovendo a economia global. É fundamental que as empresas/entidades de eCommerce sejam detentoras de sistemas técnicos eficazes, inovadores e que respeitam as normas globais inerentes ao comércio electrónico”.
O Sistema GS1 é um conjunto de normas integradas, reconhecidas internacionalmente, para a gestão eficiente das cadeias de valor multi-sectoriais, baseado numa identificação única e inequívoca de produtos, unidades de expedição, activos, localizações e serviços, que agiliza todos os processos comerciais, incluindo o comércio electrónico e a rastreabilidade.
Em 2007 a área GS1 eCom atribuiu e geriu 632 novos GNL – Global Location Numbers GS1 (códigos de localização), o que perfez um total de 3.635 GNL activos, representando um aumento de 55 por cento face ao ano de 2006. Para além disso, ministrou 30 acções de formação, totalizando cerca de 400 formandos, um aumento de 25 por cento de formandos face a 2006.