Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Estudo da HP revela diferenças nas práticas de trabalho nas PME europeias
2009-02-19

A geração mais jovem de colaboradores das pequenas e médias empresas (PME) europeias valoriza mais a palavra escrita e impressa no processo de decisão relativamente aos outros grupos de idade. Esta é uma das conclusões de um estudo publicado pela HP sobre as práticas de tomada de decisão e padrões de trabalho, realizado junto das PME de diversos países da Europa.

Segundo o estudo, 84 por cento dos inquiridos com idade compreendida entre os 16 e os 24 anos que trabalham nas PME, designados por “geração Y”, optam quase sempre ou frequentemente por materiais impressos ou escritos quando têm de tomar uma decisão importante, comparado com uma média de 77 por cento quando considerados todos os grupos de idade. Por outro lado, a percentagem de inquiridos entre 55 e 64 anos que opta pela impressão é de 59 por cento.

O estudo conclui ainda que cerca de um quarto das PME prepara sempre ou frequentemente as suas decisões fora do horário oficial de trabalho da empresa, em situações de mobilidade ou no decorrer dos períodos de interrupção do trabalho, tais como férias e fins-de-semana.

A “geração Y” revela-se como a que apresenta maior flexibilidade, independentemente da confiança no papel para o processo de tomada de decisão. As conclusões do estudo apontam que 47 por cento do perfil das pessoas mais jovens está preparado para tomar decisões importantes quando se desloca para fora da empresa, comparado com a média de 36 por cento em todas as idades. Cerca de 38 por cento dos inquiridos revelaram ainda que usam os fins-de-semana para analisar decisões importantes, contra 28 por cento, e 17 por cento indicaram que analisam as suas decisões durante o período de férias, contra 12 por cento.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos