Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Marcas próprias democratizam-se em Espanha
2009-02-02

Segundo um estudo da Experian, os espanhóis elegem cada vez mais as marcas próprias, não só devido à situação económica, mas também por uma maior percepção de qualidade.

Se há relativamente pouco tempo os estabelecimentos especializados em descontos e os produtos do distribuidor estavam “reservados” aos grupos sociais com menos rendimentos, hoje em dia o seu consumo democratizou-se.

O estudo destaca duas grandes mudanças. Por um lado, o consumo destes produtos já não é exclusivo dos consumidores de baixo nível económico, por outro, os distintos grupos populacionais valorizam cada vez mais a qualidade das marcas próprias.

Os residentes em zonas turísticas, jovens casais com um crescente poder de compra e residentes nas áreas tipicamente industriais são, juntamente com os consumidores de menos recursos, os que adquirem produtos de marca própria com maior frequência.

Os resultados do estudo da Experian mostram também uma clara melhoria de imagem destes produtos que, para grande parte dos consumidores, têm uma qualidade similar aos das grandes marcas comerciais. Desta forma, a confiança tradicionalmente transmitida pela marca comercial de referencia se vê substituída pela confiança conferida pela própria loja, que coloca a compra das suas marcvas como uma “compra inteligente”, que lhes permite obter qualidade similar por um menor preço e que se adivinha como uma nova forma de comprar que permanecerá finda a actual situação de crise.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos