O Conselho de Administração da LG Electronics (LG) anunciou uma viragem estratégica da estrutura da empresa, mudança que foi efectivada no início do ano.
A base da reorganização da LG assenta no aumento da sua focalização nas soluções de negócio para os desafios futuros do mundo empresarial. O portfólio de negócio da empresa foi reestruturado, para aumentar o potencial de crescimento dos negócios existentes e, ao mesmo tempo, no desenvolvimento de novos. “Como resultado desta viragem, o nosso negócio vai estar perfeitamente posicionado para responder aos desafios de amanhã,” refere Yong Nam, vice-presidente e CEO da LG Electronics. “Esta estratégia vai permitir captar e expandir o mercado comercial. Vai ainda possibilitar adaptar a nossa oferta de produtos (hardware) a soluções empresariais e responder melhor às necessidades dos nossos clientes actuais e potenciais”.
Para além das alterações nas unidades de negócio da empresa, Yong Nam refere também a nomeação de 48 novos executivos, como parte integrante do plano que visa perspectivar o sucesso de negócio da LG a longo termo.
No centro da estratégia da LG está a alteração das suas quatro tradicionais áreas de negócio, Digital Appliance (DA), Digital Display (DD), Digital Media (DM) e Mobile Communications (MC), para uma nova estrutura incluindo Mobile Communications e quatro novas unidades complementares, Home Entertainment (HE), Home Appliance (HA), Air Conditioning (AC) e Business Solutions (BS). Em Portugal, a LG está estruturada também em cinco unidades de negócio, Comunicações Móveis, Electrodomésticos, Electrónica de Consumo, Produtos Informáticos e Ar Condicionado.
HE será a unidade de negócio focada na tecnologia relativa a televisões, módulos PDA e produtos de áudio e vídeo. A divisão será composta pelas áreas de Digital Display e Digital Media. Simon Kang, anteriormente vice-presidente e CEO da área de Digital Display da LG, foi nomeado vice-presidente e CEO desta recente divisão.
A unidade de HA incide sobre frigoríficos, máquinas de lavar roupa, electrodomésticos e outros aparelhos de utilidade doméstica. Young Ha Lee, anteriormente presidente e CEO da área de Digital Appliance da LG, foi nomeado para dirigir a divisão de Home Appliance.
O sucesso do negócio do ar condicionado da LG levou à criação de uma unidade de negócio própria fora da divisão de DA e que será dedicada exclusivamente aos aparelhos de ar condicionado comerciais e domésticos. O vice-presidente executivo, Hwan Yong Nho, que esteve à frente do negócio de Ar Condicionado na área de DA, foi nomeado CEO da nova divisão.
A nova unidade de Business Solutions vai oferecer aos clientes soluções integradas que retiraram vantagem da experiência da LG em hardware, software, conteúdos e sistemas. A divisão de Business Solutions vai focar-se em monitores empresariais (B2B), televisões de hotéis, sinalética digital, segurança e telemática. B.B. Hwang, vice-presidente executivo e CEO da unidade de Digital Media, vai igualmente conduzir a nova divisão de Business Solutions.
A reconhecida unidade de Mobile Communications, área fundamental da futura estratégia da LG, vai continuar na sua presente forma. Skott Ahn, anteriormente vice-presidente executivo e CEO, vai liderar o negócio na sua nova função enquanto presidente e CEO.