Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
ERP Portugal lança projecto GERAÇÃO DEPOSITRÃO nas Eco-Escolas de todo o país
2009-01-28

A ERP Portugal, entidade gestora de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) que integra a European Recycling Platform, na esteira das diversas campanhas de sensibilização e educação ambiental que tem vindo a levar a cabo desde 2007, sobretudo junto da população em idade escolar, lançou ontem, dia 27 de Janeiro, em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e no âmbito do Programa Eco-Escolas, na EB1 Vasco Martins Rebolo, na Amadora, o projecto GERAÇÃO DEPOSITRÃO.

O Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, presidiu à cerimónia de lançamento do projecto que visa abarcar cerca de 500 escolas em todo o país. Na cerimónia de lançamento participaram também o presidente da ERP Portugal, Carlos Janicas, o director geral da ERP Portugal, Ricardo Neto, a representante da Direcção Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular, Isaura Vieira, o presidente da ABAE, José Archer, e a responsável pelo programa Eco-Espaço da Câmara Municipal da Amadora, Cristina Marinho.

Segundo Ricardo Neto, “o projecto GERAÇÃO DEPOSITRÃO representa um momento de particular relevo para a ERP Portugal. Trata-se de um culminar de iniciativas, esforços e acções que, ao longo dos últimos três anos, temos vindo a desenvolver em prol da protecção do ambiente e da reciclagem de resíduos e equipamentos eléctricos e electrónicos no nosso país. Este projecto é um desenvolvimento natural de todas as acções que temos vindo a levar a cabo junto das populações em idade escolar, que sempre privilegiamos como nosso público alvo preferencial”.

O mesmo responsável refere que “porque o encaminhamento deste tipo de resíduos é fundamental, as escolas representam um papel muito importante na informação, formação e educação dos adultos de amanhã, que são, além do mais, excelentes e eficazes prescritores e influenciadores do comportamento dos adultos de hoje. Assim, também se cumpre o objectivo da ERP de transformar as escolas em pontos de recolha dos REEE, sensibilizando a população escolar para esta temática, ao mesmo tempo que trazemos as comunidades envolventes às instalações de cada uma das escolas que tiver um DEPOSITRÃO da ERP. A Escola transforma-se desta forma num interveniente decisivo no processo de sensibilização, divulgação, informação e protecção do meio ambiente e das práticas ambientais correctas”.

O projecto GERAÇÃO DEPOSITRÃO está vocacionado para todas as Eco-Escolas de Portugal, cerca de 500. Para integrar o projecto, as Escolas deverão apresentar a sua candidatura junto da ERP Portugal até dia 1 de Março.

O projecto GERAÇÃO DEPOSITRÃO tem como principal objectivo introduzir o tema dos REEE no programa escolar, através de trabalhos e actividades desenvolvidos em conjunto com alunos e professores, e proceder à colocação de um Depositrão (contentor de recolha) nas escolas aderentes.

As escolas que integrarem o projecto GERAÇÃO DEPOSITRÃO irão transformar-se em pontos de recolha de pequenos electrodomésticos em fim de vida, transformando os alunos em intermediários no processo de transmissão da mensagem.

Neste âmbito, será desenvolvido um trabalho conjunto entre as Eco-Escolas, que se irão empenhar num amplo esforço de informação, divulgação e sensibilização dos cidadãos, motivando o comportamento da entrega de pequenos electrodomésticos em fim de vida, e a ERP Portugal, que fornecerá às escolas todo o material de apoio necessário (Depositrão - contentor para depósito de pequenos electrodomésticos; Brochura - informação sobre o tema e o projecto, a utilizar pelos professores; Cartaz A2 - com imagem da campanha para decorar a escola; selo autocolante com identificação da escola como pertencente à “Geração Depositrão”; Flyer - folheto que resume a informação, explicando como e porquê reciclar este tipo de resíduos, servindo de ponte com o meio exterior à escola) e assegurará toda a recolha e encaminhamento dos resíduos, rumo ao seu tratamento e/ou reciclagem.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos