Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

LG apresenta programa global “Life’s Good When it’s Green”
2009-01-27

“Life’s good when it’s green”. É com esta frase que a LG Electronics apresenta a sua política de sustentabilidade e é com ela, também, que dá nome ao seu projecto de responsabilidade ambiental, que acaba de apresentar na feira internacional de electrónica de consumo, CES 2009, em Las Vegas.

“Life’s Good when it’s green” centra-se nas estratégias de eco-produção e ecodesign para o desenvolvimento de novos produtos, assim como na redução de materiais poluentes e nas directrizes da reciclagem electrónica.

“A redução do consumo energético nos equipamentos electrónicos tem merecido uma atenção crescente por parte da LG, quer para conseguirmos produtos mais ‘amigos do ambiente’, quer porque eles são, simultaneamente, mais amigos do consumidor no sentido em que os ajudam a poupar”, refere Frederico Paiva, Marketing Group Director da LG Electronics Portugal. “No nosso país, esta preocupação está bem presente nos mais diversos produtos como, por exemplo, os modelos LCD Scarlet que ajustam a luminosidade do ecrã à luz presente na sala, diminuindo assim o consumo energético do televisor”.

Como nos explica o mesmo responsável, este programa ultrapassa em muito a redução energética, colocando a sustentabilidade como um tema “presente ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos, desde que começam a ser pensados e desenhados, através por exemplo da escolha de materiais, até se tornarem obsoletos, havendo mesmo nesta fase uma preocupação por maximizar o reaproveitamento de peças e componentes, através da reciclagem”.

A LG segue, actualmente, no desenvolvimento de todos os seus produtos a estratégia Eco-design, que consiste num sistema de avaliação do seu impacto ambiental, desde um estágio inicial até à fase final de criação do próprio produto. Durante todo o processo, a LG confere especial atenção a preços, qualidade, matérias-primas, produção, design, utilidade e reciclagem. Após cada etapa de desenvolvimento, a LG coloca os produtos à disposição de técnicos de inspecção independentes, que identificam possíveis inconformidades, que a LG soluciona antes de passar à fase seguinte.

A Avaliação do Ciclo de Vida de cada produto calcula o respectivo impacto ambiental e assegura que cada produto respeita os critérios ambientais definidos, procedimento que funciona igualmente como um incentivo futuro, fixando os critérios de qualidade e funcionalidade que se aplicarão a novos projectos/produtos.

Todos os televisores HD, como LCD’s e plasmas, com lançamento previsto para 2009 integram características Smart Energy Saving Plus, o que os coloca entre os televisores mais eficientes do mercado. Algumas características, como o Intelligent Sensor e o Sistema de Controlo dos níveis de brilho, poupam até 50 por cento no consumo energético, mais dez por cento face a modelos lançados em 2008 e garantindo sempre a qualidade de imagem. Salienta-se, ainda, a redução energética para níveis perto do zero em modo Standby, com consumos de cerca 0,19 watts, 81 por cento abaixo dos conseguidos no ano anterior.

A funcionalidade Intelligent Sensor, que consiste num sensor que mede automaticamente a intensidade de luz da sala, ajustando a luminosidade e o brilho da imagem que melhor se lhe adequam, permite uma imagem natural, ao mesmo tempo que diminui o consumo energético em cerca de 70 por cento, evitando também o cansaço da vista.

Outra medida que permitiu a redução do número de componentes de um televisor, por exemplo, de um LCD TV, consistiu na adopção de um método de reprodução de imagens a 200 hertz recorrendo a um único Scan. Este método, aplicado pela primeira vez em modelos de 42 e 50 polegadas em 2005 e 2006, possibilita a construção de painéis utilizando apenas um circuito electrónico, em vez de dois conjuntos utilizados pela concorrência, o que leva à redução energética na própria produção e o prolongamento da duração das componentes fosforescentes.

Os plasmas da marca são igualmente compostos por inúmeras peças recicláveis. Envoltos em materiais não-inflamáveis e que previnem o vazamento de gases perigosos, os plasmas LG são facilmente desmontados, simplificando o processo de reciclagem. Paralelamente, a empresa procedeu ao aumento da segurança dos televisores ao pôr fim à utilização de materiais perigosos como o chumbo, mercúrio, cádmio, PBB e PBDE e o aditivo DecaBDE.

A legislação, que está neste momento a ser considerada pela União Europeia, prevê uma revisão dos limites de consumo energético standard. Porque a LG tomou medidas pró-activas nas questões ambientais e energéticas, os seus televisores têm vindo a exceder os padrões ambientais muito antes da sua entrada em vigor. Por exemplo, todos os televisores LG respeitavam as orientações RoHS – Restrição de Substâncias Perigosas, antes mesmo destas integrarem a directiva europeia.

Outras das novidades que permitirá reduzir ainda mais o consumo energético dos televisores é o novo sistema de painéis backlight na tecnologia LED, que reduzem em 40 por cento o consumo energético comparando com um LCD normal.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos