Hitachi Consulting debate acordo sobre as práticas de gestão de risco das instituições financeiras
Basileia II é um acordo internacional criado com o objectivo de melhorar as práticas de gestão de risco das instituições financeiras e sofisticar o processo de supervisão bancária dos reguladores. Este acordo estará em debate nos próximos dias 28 e 29 de Janeiro, no 2.º Encontro dedicado ao Acordo Basileia II, uma iniciativa do Institute for Internacional Research realizada no Hotel Altis Park, nas Olaias.
Como desenvolver e optimizar a Gestão do Risco, a Supervisão Bancária e a Alocação do Capital nas actuais condições de mercado são alguns dos temas que estarão em debate. O Encontro Basileia II irá reunir profissionais dos mais variados sectores ligados à gestão de capitais em Portugal e na Europa. Empresas de investimento, entidades financeiras e bancárias, sociedades de crédito e entidades de corretagem também marcarão presença neste evento, que procura apresentar as melhores práticas para gerir os processos internos e fomentar uma cultura de Gestão de Risco Global.
O Encontro Basileia II conta com o apoio de Hitachi Consulting que, atenta às actuais exigências impostas pelo Acordo Basileia II, tem vindo, nos últimos anos, a desenvolver soluções que permitem aos seus clientes implementar as melhores práticas de gestão de risco. Segundo Isabel Viegas, Manager da Hitachi Consulting, “o Acordo Basileia II veio reforçar a importância da avaliação e controlo dos riscos no sistema financeiro. O novo quadro regulamentar tem motivado as instituições financeiras a sofisticar a sua avaliação dos diversos riscos a que estão expostos. Para além do cumprimento das exigências regulamentares, as instituições financeiras deverão integrar as metodologias de risco na definição do seu plano estratégico e na gestão operacional da sua actividade".