Em Portugal, as compras feitas via Internet aumentaram 50 por cento em 2007, em comparação com o ano anterior, segundo o estudo resultante do Inquérito ao Consumo das Famílias Portuguesas levado a cabo pela Acxiom Portugal.
Em 2007, 47 por cento dos consumidores afirmaram ter feito compras ou encomendas à distância, sendo que destes mais de metade (52%) disse ter feito compras através da Internet.
Segundo o estudo, a percentagem de indivíduos com idade superior a 18 anos que faz encomendas ou compras através da Internet é de 16 por cento, o que representa um aumento de cerca de 50 por cento em relação ao ano anterior. As gerações abaixo dos 50 anos são as que fazem mais compras pela Internet, sendo de realçar que a faixa etária dos 18 aos 35 anos representa cerca de 40 por cento do número total de vendas feitas via Internet.
Por outro lado, são as famílias com rendimentos mais elevados que mais compras fazem pela Internet, representando mais de 50 por cento do “target” que compra pela Internet.
No que concerne às profissões, a compra pela Internet incide principalmente nos indivíduos com profissões liberais ou quadros médios/superiores, sendo que cerca de 58 por cento dos consumidores são dirigentes/gestores de empresas, quadros médios/altos, profissionais liberais e professores.