Alemanha: Autoridade da concorrência aprova fusão das operações de discount Netto e Plus
A autoridade da concorrência alemã, a Bundeskartellamt, aprovou formalmente os planos da Edeka e do Grupo Tengelmann de fundirem as suas operações de discount Netto e Plus na Alemanha, com efeitos já a partir de 1 de Janeiro de 2009.
A decisão segue-se após oito meses de consultas, envolvendo a venda de 328 lojas Plus ao concorrente Rewe, assim como a venda de sete lojas ao Lidl e Okle e o encerramento de outras 37, no sentido de prevenir que a Edeka ganhasse domínio excessivo do mercado.
A operação de fusão vai envolver cerca de 3.800 lojas. Muitas das lojas Plus, aproximadamente 2.300, serão convertidas em Netto, até meados de 2010, mas 750 continuarão a operar com a mesma insígnia. No entando, de acordo com a Edeka, mesmo estas serão modernizadas e transformadas num novo formato de “discount de cidade”, com uma oferta mais alargada de frescos .
Em termos de vendas, a operação, que consiste numa joint-venture 80/20 onde a Edeka tem a maioria da participação, vai formar um forte número três do competitivo mercado de discount alemão, atrás da Aldi e do Lidl, com um volume de vendas anual a rondar os dez mil milhões de euros. Após a integração das lojas Plus, a Edeka espera vendas anuais de 43 mil milhões de euros.