Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Governador do Banco de Portugal admite recessão técnica em Portugal este ano
2008-12-12

Vitor Constâncio, governador do Banco de Portugal (BdP), admitiu na passada Terça-feira, dia 9 de Dezembro, que Portugal pode entrar ainda este ano em recessão técnica. a possibilidade de Portugal entrar ainda este ano em recessão técnica, ao registar, no quarto trimestre, uma nova contracção.

A verificar-se, essa contracção surgirá depois de outra de 0,1 por cento, registada no terceiro trimestre face ao segundo, dados que também já foram confirmados esta semana pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). “É possível que Portugal registe também no quarto trimestre um crescimento negativo, registando assim uma recessão técnica, caracterizada por duas contracções trimestrais consecutivas, à semelhança do que acontece já na Europa. Somos um pequeno país, muito dependente do que se passa lá fora, nomeadamente na Europa, é difícil escapar”, disse Vitor Constâncio à margem de um encontro da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola, adiantando, no entanto, esperar que esta seja uma situação “transitória” e que a desaceleração económica nacional seja “menor do que na Europa, tanto no actual trimestre como em 2009”. Recorde-se que a Zona Euro registou um crescimento negativo de 0,2 por cento tanto no segundo como no terceiro trimestres.

O governador do BdP avançou ainda que as estimativas para a economia nacional a serem apresentadas em Janeiro serão mais pessimistas que as últimas, que apontavam um crescimento de 0,5 por cento este ano.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos