A Toshiba Corporation foi distinguida com o prémio Akira Inoue, pelo seu contributo para a protecção ambiental, saúde e segurança na indústria de semicondutores.
Atsutoshi Nishida, presidente e CEO da empresa, recebeu o galardão em reconhecimento da sua visão ambiental proactiva, “Visão ambiental 2050”, que assenta na promoção da eco-eficiência dos equipamentos desenvolvidos e na inovação ao nível dos processos de negócio, de modo a contribuir para a mitigação das alterações climáticas. Distingue-se ainda o compromisso assumido pela companhia no sentido da redução das emissões de CO2 e outros gases responsáveis pelo efeito de estufa, da utilização eficiente de recursos, que contribui para a redução significativa de resíduos gerados, e na gestão eficiente da utilização de substâncias químicas.
O prémio Akira Inoue é patrocinado pela Divisão de Ambiente, Saúde e Segurança (EHS) da SEMI, Associação Internacional da Indústria de Semicondutores. O prémio reconhece personalidades daquela indústria ou académicos que tenham contribuído para esta área, pelo exercício da liderança ou pela demonstração da inovação no desenvolvimento de processos, produtos ou materiais que reduzam os impactos ao nível ambiental, da segurança e da saúde.