As compras online ganharam popularidade este Verão. Duas pesquisas independentes, citadas pela Retailing Today, mostram que mais consumidores optam por fazer compras do conforto de casa.
De acordo com o estudo da Newgistics e da Harris Interactive, 27 por cento dos adultos norte-americanos estão a optar por comprar em casa, seja através da Internet, catálogo ou televisão, devido à falta de tempo. 25 por cento destes inquiridos aponta ainda a subida nos preços dos combustíveis como um dos motivos.
A pesquisa também mostra que, para que os retalhistas tenham sucesso em alcançar o crescente número de ‘home shoppers’, é necessário apostarem na simplicidade de todo o processo de compra. Os que compram desde casa citam a conveniência, a possibilidade de compra em qualquer hora do dia e a poupança de custos como as principais razões para a sua escolha. Contudo, estes adultos também identificam a incapacidade de tocar ou testar a mercadoria e os custos associados à entrega como barreiras ao crescimento das compras em casa.
Outra pesquisa conduzida pela MedeliaMonitor mostra que a tendência para comprar online irá continuar. Mais de metade das mães inquiridas dizem querer evitar as filas nas lojas na época do regresso às aulas. 55 por cento afirmam planear fazer as suas compras online este ano, contra apenas 30 por cento em 2005.