Até ao dia 24 de Dezembro, o Centro Comercial Alegro Alfragide promove uma acção de solidariedade social, com vista a angariar presentes de Natal para 281 crianças carenciadas das instituições Crescer Ser, Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Conceição e Projecto Família Global.
Para apoiar estas instituições, o Alegro pediu a cada criança que escrevesse uma carta ao Pai Natal, na qual estão os seus desejos para esta quadra. A lista de todos os presentes é agora disponibilizada aos clientes do Alegro para que todos possam contribuir e colocar a sua prenda na “Árvore da Alegria”. Esta árvore, que consiste numa estrutura com um desenho de uma árvore repleta de casquilhos de lâmpadas vazios, pretende apelar ao espírito natalício e solidário de todos os visitantes.
Por cada prenda entregue, o cliente receberá uma lâmpada que deverá enroscar e acender na “Árvore da Alegria”. Cada uma das 281 lâmpadas acesas simboliza a realização do pedido de uma criança.
Paralelamente a esta acção e a pensar em todas as crianças, o Alegro está transformado na “Aldeia do Natal”. Numa primeira etapa as crianças podem escrever uma carta ao Pai Natal, colocá-la num marco dos correios e, através de um bzidróglio (um tubo de plástico transparente que faz loopings no ar), ver todo o trajecto da carta até entrar na chaminé da Casa do Pai Natal, onde ele aguarda ansioso os seus pedidos. Na “Aldeia do Natal” decorrem ainda ateliês relacionados com a quadra natalícia, onde os mais novos podem dar larga à imaginação.