A Ecopilhas contabilizou mais de 500 mil pilhas e baterias usadas recolhidas a nível nacional, no período da campanha a reverter a favor do Instituto Português do Sangue (IPS). Só no Mega Pilhão foram depositadas mais de 100 mil pilhas e baterias usadas.
Como resultado da iniciativa da entidade responsável pela gestão da recolha, triagem e reciclagem deste tipo de resíduos, alcançado em menos de 15 dias, a Ecopilhas entregou esta semana um veículo Wolksvagem Caddy ao IPS para transporte de sangue e mais de 2 250 euros em material escolar às quatro escolas da rede pública de Lisboa que mais se empenharam nesta causa.
No evento de entrega de prémios estiveram presentes José Sá Fernandes, vereador responsável pelo pelouro da Higiene Urbana da Câmara Municipal de Lisboa, o presidente do IPS, Gabriel Olim, a directora do departamento de Fluxos Especiais e Mercados de Resíduos da Agência Portuguesa do Ambiente, Isabel Andrade, assim como o director geral da Ecopilhas, Eurico Cordeiro, que realçou o empenho da sociedade civil num projecto de dimensão ambiental e social como o Mega Pilhão e a campanha nacional de recolhas de pilhas e baterias. “Ficámos agradavelmente surpreendidos com a reacção das escolas, dos cidadãos que se deslocaram ao Mega Pilhão e de todos os milhares de pessoas que contribuíram para esta causa com a entrega das suas pilhas e baterias usadas. É também de destacar o apoio que tivemos de entidades como a Câmara Municipal de Lisboa e a Agência Portuguesa do Ambiente”.
Para além dos resultados da campanha nacional de recolha, a Ecopilhas deu a conhecer os resultados do Mega Pilhão, uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da entidade gestora, que levou à Praça da Figueira mais de três mil pessoas. No maior pilhão do mundo, os lisboetas depositaram mais de 100 mil pilhas e baterias e foram centenas as pessoas que participaram no concurso que atribuiu um Segway ao autor da frase mais original, seleccionada pela Ecopilhas e pela Câmara Municipal de Lisboa.
Do desafio lançado pela Ecopilhas às escolas, no qual participaram mais de 10 mil alunos dos estabelecimentos de ensino que entenderam participar, foram contempladas com cheques para aquisição de material escolar a Escola EB1 da Sé, EB1 de Caselas, EB1 Patrício Prazeres e a Escola Básica/ JI Alto da Faia.
A Ecopilhas pondera agora a implementação do Mega Pilhão noutras cidades do país durante o próximo ano, para que mais pessoas possam depositar as suas pilhas e baterias usadas no maior pilhão do mundo.