Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Roubo e perda de cartões dispara em época de Natal
2008-11-28

A CPP, empresa especializada em soluções de “life assistance”e líder na Europa na protecção de cartões e documentos pessoais, alerta para os riscos acrescidos da época de Natal no que toca ao roubo e perda de cartões de débito e crédito.

Todos os anos, esta quadra é propícia a um maior número de perdas e roubos de cartões, números que têm vindo mesmo a crescer, tornando-se uma preocupação da CPP avaliar este fenómeno que, segundo a empresa, pode ser facilmente evitado seguindo algumas recomendações simples e até intuitivas.

Segundo estudo realizado todos os anos pela CPP, a perda continua a ser a principal razão para o desaparecimento da carteira e, consequentemente, dos cartões de débito e crédito e documentos pessoais. Este ano não apresenta excepção. As perdas de cartões representam neste momento 53 por cento das causas deste fenómeno, contra os 35 por cento originados pelo roubo, causa que ocupa o segundo lugar. O assalto a viaturas em época de Natal representa nove por cento dos sinistros, ocupando o assalto ao domicílio o quarto lugar, com cerca de três por cento, nesta época.

“A época de Natal, devido à maior concentração de pessoas em espaços como lojas, hipermercados e centros comerciais, torna-se mais propensa ao furto e perda de objectos ou cartões pessoais. No entanto, acreditamos que, com alguns comportamentos simples, o risco pode ser minimizado de forma a viver esta época com maior tranquilidade”, refere Guy de Felcourt, Country Manager de Portugal e França da CPP.

Para este Natal ser mais tranquilo, a CPP sugere alguns comportamentos a adoptar para reduzir o risco de furto ou perda, tais como:

1) Não divulgar os códigos dos cartões a terceiros;

2) Nunca desviar a atenção dos cartões enquanto decorre a transacção e exigir sempre que a operação seja realizada à sua vista;

3) Memorizar os códigos secretos dos cartões. Se houver necessidade de apontar os números, nunca o fazer no cartão nem em papéis que estejam junto dos mesmos;

4) Assinar sempre todos os cartões de crédito e débito, assim que recebidos;

5) Evitar deixar os cartões soltos na mala ou nos bolsos;

6) Nunca aceitar ajuda ou sugestões de estranhos na utilização do Multibanco;

7) Manter a carteira/bolsa sempre junto ao corpo enquanto se efectuam compras ou em locais de maior afluência de pessoas;

8) Guardar sempre os cartões pela mesma ordem de forma a detectar mais facilmente a sua falta;

9) Não deixar a mala ou carteira à vista no interior da viatura;

10) Não transportar mais cartões na carteira ou bolsa do que aqueles utilizados normalmente, pois assim são evitados maiores inconvenientes com a sua perda ou roubo.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos