Está em curso a fase piloto do ‘AirMed’, um sistema de monitorização remota de doentes cardíacos através de comunicações móveis, resultante de um protocolo de cooperação entre o Hospital de Santa Marta, em Lisboa, e a Fundação Vodafone Portugal.
No âmbito do protocolo, foi já desenvolvida a possibilidade de monitorização do índice de coagulação do sangue de doentes submetidos a transplantes. Este índice necessita de uma monitorização apertada, traduzida em medições a intervalos regulares e com curtos espaços de tempo entre medições, obrigando os doentes a igual número de deslocações ao hospital.
Prevê-se com esta funcionalidade reduzir as deslocações e os tempos de espera no hospital para obter os resultados de análises, dado que esses resultados e respectivas prescrições são comunicados via móvel.
Estas comunicações são acompanhadas de perto por médicos e enfermeiros, recorrendo à tecnologia móvel, através de mecanismos de notificação automática de parâmetros fora dos valores normais para determinado doente.
O montante do financiamento da Fundação Vodafone ultrapassa os 150 mil euros e envolve o desenvolvimento de uma aplicação para gestão das comunicações com os doentes, incluindo uma ligação ao seu histórico, aquisição de equipamento de medida de índices de coagulação do sangue, assim como as comunicações relativas ao projecto durante um ano.