A Missão Sorriso, projecto de responsabilidade social do Continente na área da Saúde, vai iniciar o sexto ano consecutivo de apoio às unidades de pediatria, hospitais pediátricos, maternidades e IPO´s de todo o país, através da oferta de equipamentos médico-científicos e lúdico-didácticos, contribuindo para a melhoria dos cuidados prestados às crianças utentes destas unidades.
Desde o dia 3 de Novembro estão à venda dois novos produtos da Leopoldina, o jogo “Leopoldina no Jogo do Planeta Azul”, que testa os conhecimentos ambientais dos mais novos e inclui um CD com dez músicas, e um relógio com a imagem da mascote. O jogo tem o preço simbólico de três euros, sendo que um euro reverte para a Missão Sorriso poder comprar o equipamento necessário a oferecer às 31 entidades hospitalares que serão apoiadas este ano.
Desde 2003 que a Missão Sorriso traz um Natal mais solidário para as crianças. A Missão Sorriso é uma realização única na sua dimensão humana e material, tanto pelo número de hospitais e de crianças abrangidas em todo o país como pela importância, valor e diversidade dos equipamentos doados. Já angariou, nestes últimos cinco anos, cerca de três milhões de euros, representando uma oferta de mais de 1.200 equipamentos doados a estas unidades hospitalares, permitindo melhorar as condições dos serviços destes hospitais e proporcionar um melhor cuidado e ambiente às crianças hospitalizadas.
Segundo José Fortunato, administrador da Sonae Distribuição, “há cinco anos que a iniciativa Missão Sorriso permite a doação de equipamentos médico-científicos e lúdico-didácticos a muitos serviços de pediatria espalhados por todo o país. Estas necessidades renovam-se todos os anos, pelo que é importante que todos contribuam para esta causa, com vista a melhorar os cuidados prestados às crianças hospitalizadas. As acções de responsabilidade social têm um papel fundamental no desenvolvimento de uma sociedade melhor, mais justa e onde a equidade é uma meta. Da parte do Continente, temos vindo a integrar estas práticas nos modelos de gestão, assumindo cada vez mais este papel de ‘cidadão’ solidário cujos objectivos de existência ultrapassam os comerciais”.
Depois do seu reconhecimento, em 2006, com o prémio de “Marketing Sustentável e com Consciência”, a Missão Sorriso surge, em 2008, num estudo da APEME, como projecto exemplo sobre responsabilidade social, onde 65 por cento dos entrevistados reconhece nesta iniciativa um marco na forma como as empresas portuguesas começaram a abordar o tema da responsabilidade social.