Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Eroski em joint-venture com a Topland para a gestão da sua cadeia de hipermercados
2008-11-12

A Eroski e a Topland criaram uma join-venture para deter parte da cadeia de hipermercados em Espanha.

A Cushman & Wakefield foi responsável pela estruturação desta transacção, que é a maior operação de sale & leaseback realizada em Espanha até à data.

A fim de se concentrar na sua actividade principal e de apoiar o seu crescimento, a Eroski vendeu os imóveis a uma nova sociedade, tomando-os de arrendamento com contratos de longo prazo. Esta operação, no valor de 361 milhões de euros, incide sobre um total de 12 hipermercados, cujas superfícies variam entre os cinco mil e os 11 mil metros quadrados.

Segundo José Miguel Fernández Astobiza, director de desenvolvimento da Eroski, “como resultado desta aliança com a Topland, a Eroski sai fortalecida de forma a poder enfrentar futuras aquisições no sector de retalho, que assegurem a sua expansão de forma a fazer face à sua concorrência na actual conjuntura económica”.

Já antes, em 2001, a Eroski tinha refinanciado parte do seu património, vendendo nove imóveis ao banco holandês ING, e, em finais de 2002, realizou uma operação semelhante, englobando sete hipermercados, com o banco Eurohypo.

A Topland, de origem britânica, é um investidor privado especialista em investimentos na área de retalho, sendo esta a sua primeira operação em Espanha. Sol Zahay, um dos irmãos proprietários da Topland, referiu que “a estratégia da Topland, a longo prazo, é realizar investimentos de qualidade na Europa, do qual é exemplo esta aquisição. A Topland pretende realizar transacções não só de sale & leaseback, mas também de outra natureza, desde que os activos em questão sejam atractivos e sólidos”.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos