Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Circuit City declara bancarrota
2008-11-12

A Circuit City, o número dois do retalho norte-americano de electrónica de consumo, declarou bancarrota.

A insígnia é mais uma das vítimas das dificuldades que os retalhistas estão a sentir na obtenção de crédito e da perda de mercado para a Best Buy, a Wal-Mart e outros concorrentes.

A retalhista e 17 das suas subsidiárias candidataram a uma protecção dos credores num tribunal de Richmond, na Virgina, no âmbito da lei norte-americana Chapter 11.

O pedido foi colocado uma semana depois da Circuit City ter avançado que iria fechar 155 lojas, mais de um quinto da sua operação, e eliminar 17 por cento dos seus colaboradores nos Estados Unidos.

Segundo Bruce Besanko, director financeiro da Circuit City, o pedido de protecção dos credores foi feito para que a retalhista possa continuar a sua estratégia de reestruturação. “Em grande parte, o pedido no âmbito do Charpter 11 deve-se a três factores, todos contribuindo para uma crise de liquidez que impede a companhia de prosseguir com a sua estratégia de reestruturação, a falta de confiança dos credores, a descida na liquidez e a crise económica global”.

A Circuit City vinha a registar perdas em cinco dos últimos seis trimestres. Recentemente, os fornecedores enrijeceram os termos do negócio, face à crise global do crédito, requerendo, algumas vezes, pagamentos antes de enviar as encomendas.

A Best Buy já disse que poderá comprar as lojas que a Circuit City anunciou fechar. No entanto, a inundação de produtos a preços de desconto proveniente da liquidação das lojas Circuit City poderá prejudicar a Best Buy durante a época de Natal, como nota Dan Binder, analista da Jefferies & Co.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos