Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
12.ª conferência da Cogen Portugal conclui que a eficiência energética é cada vez mais uma necessidade
2008-11-10

A eficiência energética, para além de uma oportunidade, é cada vez mais uma necessidade. Esta foi a principal conclusão da 12.ª conferência organizada pela Cogen Portugal, sob o tema “ Uma Nova Oportunidade para a Eficiência Energética”.

O nível de preço dos combustíveis fósseis, cuja utilização é incontornável nos próximos anos, a limitação temporal deste recurso, as alterações climáticas induzidas pela emissão de gases com efeito de estufa e a insuficiência das outras alternativas já disponíveis para fazer face às necessidades de consumo, obrigam a olhar para a eficiência energética, não apenas como uma oportunidade de negócios, mas também como uma obrigação de toda comunidade, quer empresarial, quer pessoal.

Para Álvaro Brandão Pinto, presidente da Comissão Executiva da Cogen Portugal, as conclusões da 12.ª conferência vêm reforçar a ideia de que a eficiência energética tem que ser um dos principais vectores da política energética nacional. “Continuamos a gerar riqueza em Portugal com maior consumo por unidade de PIB do que a media dos países da União Europeia. Esta situação é insustentável pelo que se tornam cada vez mais incompreensíveis os constantes adiamentos na Transposição da Directiva da Cogeração e na alteração do quadro legal aplicado ao sector. Com efeito, a Cogeração é a tecnologia mais eficiente para produzir electricidade e a indefinição que subsiste tem inibido os agentes económicos de investiram nesta área”, salienta.

Esta 12.ª conferência, que decorreu no Centro Cultural de Belém, contou com a presença, entre outros, de Jorge Moreira da Silva, consultor do Banco Europeu de Investimento e da Comissão Europeia; Nuno Ribeiro da Silva. presidente da Endesa Portugal; António Comprido, ex-presidente da BP Portugal; João Torres, presidente da EDP Distribuição; e Vitor Baptista, administrador da REN. Os temas mais abordados neste evento estiveram relacionados com a questão dos recursos e formação dos preços de energia, o contributo das redes energéticas e como atingir o potencial de eficiência energética.

A promoção da eficiência energética na Califórnia, o Plano Nacional de Eficiência Energética e os estudos do potencial de Cogeração na União Europeia foram outros temas em destaque, numa iniciativa onde se pretendia analisar e debater o grande desafio global de um futuro energético sustentável.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos