A Way iniciou oficialmente o projecto Embaixadores.com, a primeira agência de marketing Word-of-Mouth em Portugal, com o objectivo de permitir às marcas estabelecerem um diálogo com os seus reais consumidores.
Bruno Costa, CEO da Way, justifica a sua aposta nesta inovadora ferramenta de marketing pelo facto de “dois terços da economia da União Europeia ser influenciada por Word-of-Mouth, mas o mais impressionante é o facto de ainda poucas empresas aproveitarem adequadamente esta oportunidade”.
O Word-of-Mouth é uma forma privada de troca de informação que promove a criação de comunidades de consumidores bem informados, apaixonados e leais que estabelecem uma forte relação com a marca, que não é quebrada nem substituída facilmente. Neste sentido Embaixadores.com é uma comunidade online (www.embaixadores.com) onde se reúnem fãs de marca que definem tendências nas suas esferas de actuação.
O funcionamento é assegurado por pessoas que se disponibilizam para ser embaixadores de forma voluntária por terem já uma relação de afectividade com determinada marca. Estes embaixadores são depois agrupados de acordo com critérios demográficos como a idade, sexo, profissão, localização e critérios psicográficos como os interesses, actividades, desejos e hábitos.
As campanhas de marketing Word-of-Mouth são desenvolvidas em cinco etapas. Na primeira etapa, faz-se a selecção do “target” para encontrar os embaixadores ideais para um dado produto ou serviço. Na segunda etapa, dá-se o contacto, isto é, os embaixadores recebem produtos da marca para testarem material exclusivo para distribuir pelas pessoas que conhecem e informação privilegiada sobre a empresa. Na terceira etapa, acontece a partilha ou multiplicação da informação veiculada pela empresa, já que o embaixador fala com todos os seus amigos, familiares, colegas e vizinhos sobre o produto ou serviço. Na quarta etapa, há a discussão de ideias e a solicitação de resposta a questionários online. Por fim, na quinta etapa, a agência faz a análise qualitativa e quantitativa da opinião dos embaixadores e dos seus contactos sobre o produto ou serviço testado.
As maiores vantagens desta ferramenta de marketing são o desenvolvimento de campanhas de marca a custos reduzidos, a eficácia e o elevado retorno de investimento, a promoção de um relacionamento de qualidade entre as marcas e os consumidores e o trabalho em rede, que permite chegar a todo o lado. Quanto às potencialidades do Word-of-Mouth, passam pela oportunidade de experimentação de produtos e serviços, passagem de informação correcta sobre eles, criação de notoriedade para a marca e estimular a criação de conteúdos sobre a marca.
A Way vai investir 450 mil euros neste projecto até ao final do ano.