A Ecopilhas, entidade responsável pela gestão da recolha, triagem e reciclagem das pilhas e acumuladores usados, organizou, no passado fim-de-semana de 1 e 2 de Novembro, um evento para os jovens mais radicais, habituais frequentadores da Praça da Figueira, espaço onde está instalado o Mega Pilhão desde o dia 29 de Outubro.
João Soares, vice-campeão europeu e Top Ten mundial de Freestyle; Ruben Gamito, actual campeão nacional de Skate, Ricardo Fonseca, penta-campeão nacional de Skate; Karsten Hinrichs e Rui Major, ambos no Top Ten no ranking nacional, e Eric Melo, atleta de BMX de renome internacional, foram os atletas que atraíram centenas de curiosos à baixa lisboeta.
Eurico Cordeiro, director geral da Ecopilhas, realça a importância de associar as causas sociais e ambientais aos desportos mais radicais e os resultados práticos desta acção. “Conseguimos atrair à Praça da Figueira centenas de jovens que não hesitaram em associar-se à Ecopilhas, trazendo as suas pilhas e baterias usadas e assim contribuir para o projecto Mega Pilhão.”
Ao longo dos últimos dias, centenas de skaters têm passado pela Praça da Figueira, em Lisboa, dando um valioso contributo para ajudar a encher o maior Pilhão alguma vez construído. Em associação a esta iniciativa da Ecopilhas que, além de procurar sensibilizar para a importância da recolha de pilhas e baterias usadas, pretende oferecer uma unidade móvel de transporte de sangue ao Instituto Português do Sangue, vários skaters profissionais animaram a tarde de Sábado com uma série de demonstrações de Skate de Street e Freestyle. Ao longo da tarde, os admiradores da modalidade e curiosos puderam acompanhar as manobras, ficando depois o espaço aberto para todos os praticantes amadores presentes.
A iniciativa da Ecopilhas está na Praça da Figueira até dia 9 de Novembro. Com a deposição de cinco pilhas no Mega Pilhão todos podem usufruir deste novo “spot” em plena baixa lisboeta.
Durante o período de instalação do Mega Pilhão, o resultado das recolhas nacionais de pilhas e baterias reverterá a favor do Instituto Português do Sangue (IPS) que terá novamente uma unidade móvel de recolha na Praça da Figueira no dia 8 de Novembro.