Caixa Geral de Depósitos e Microsoft anunciam oferta conjunta de serviços para estudantes do ensino superior
A Microsoft Portugal e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) assinaram ontem, dia 29 de Outubro, um protocolo que prevê a colaboração das duas entidades na promoção da inovação e empreendedorismo em Portugal, em particular junto dos estudantes do ensino superior.
Este acordo foi fechado entre as partes durante a recente visita de Steve Ballmer, CEO e presidente da Microsoft Corporation a Portugal, em encontro com o presidente da CGD, Fernando Faria de Oliveira.
As duas entidades vão colaborar na co-organização de diversas actividades nas instituições de ensino superior, que visam promover projectos inovadores na área das novas tecnologias, realizados pelos estudantes portugueses mais empreendedores. São exemplo destas actividades a promoção do concurso Imagine Cup, onde se estimula jovens universitários ao desenvolvimento de aplicações de software com propósitos de cidadania, o apoio à criação de empresas de tecnologia e a organização do Dia da Inovação, que incluirá um Fórum de Inovação e Empreendedorismo e a final nacional do Concurso Imagine Cup.
Este protocolo tem, também, como objectivo disponibilizar às instituições de ensino superior as melhores ferramentas tecnológicas de apoio ao ensino e à investigação através da iniciativa Microsoft DreamSpark, bem como estimular e incentivar os estudantes portugueses a desenvolver projectos que contribuam para a competitividade da economia nacional. O Microsoft DreamSpark torna disponível, sem qualquer encargo, uma vasta gama de produtos de software de desenvolvimento e design. O programa está já disponível para mais de 35 milhões de estudantes universitários, nomeadamente na Bélgica, China, Espanha, Finlândia, França, Alemanha, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e EUA. A Microsoft irá disponibilizar em todo o mundo este programa a mais de mil milhões de estudantes.
No âmbito do acordo firmado com a CGD, a Microsoft irá definir, em conjunto com esta instituição, o modelo operacional para a criação do canal universitário no portal MSN.pt da Microsoft, designado por CUP.pt. Adicionalmente, a Microsoft irá disponibilizar, gratuitamente, às instituições de ensino superior, clientes desta instituição financeira, a plataforma Windows Live@Edu, oferecendo assim aos estudantes universitários um conjunto de serviços gratuitos. Com o Windows Live@Edu, os alunos passam a ter dez gigabytes para a sua caixa de correio electrónico pessoal, suporte para mobilidade, blogs, espaço para trabalho colaborativo, contactos, calendário, fotos, entre outros. O pacote de serviços inclui, também, protecção anti-spam e anti-vírus. Para Nuno Duarte, director geral da Microsoft Portugal, “o Windows Live@Edu oferece às instituições de ensino superior e aos seus estudantes um conjunto de serviços gratuitos que julgamos serem realmente uma mais-valia importante para comunidade de ensino superior, pois aliam uma elevada qualidade à ausência de custos. Este protocolo com a CGD vem dar corpo ao compromisso da Microsoft no desenvolvimento da economia local, uma vez que, através da realização de iniciativas conjuntas com o maior banco português, queremos motivar os estudantes a apostar na investigação e projectos empresariais inovadores”.