A eficiência energética nos edifícios, as alterações introduzidas pelo Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética 2008-2015 e o seu correspondente alemão, designado por “Iniciativa de Exportação Eficiência Energética” são os principais temas do V Simpósio Luso-Alemão de Energia.
O simpósio, organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, realiza-se no dia 28 de Outubro, no Hotel Sofitel, em Lisboa, e volta a reunir empresas destes dois países que aproveitam esta oportunidade para entabular conversações e analisar hipóteses de colaboração.
Entre os participantes destacam-se Alexandre Fernandes, director geral da Agência para a Energia – ADENE, que irá apresentar o tema Portugal Eficiência 2015 – Principais áreas e incentivos do Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética, e Maike Wächter, da eclareon GmbH Management Consultants, que irá dar a conhecer ao público português a situação actual e as perspectivas em relação à eficiência energética na Alemanha.
Outros temas abordados são os novos conceitos e tecnologias para a construção de edifícios energeticamente eficientes, os grandes projectos e a eficiência energética no sector da construção e a racionalização de consumo quer em habitações particulares, quer em edifícios industriais.
Este ano, participam no simpósio várias empresas alemãs que actuam na área da eficiência energética. Até ao momento, estava confirmada a presença da Allenergy Energiemanagement, que oferece consultoria para soluções de optimização de custos energéticos; a Bäro, fabricante de sistemas de iluminação de baixo consumo e iluminação energeticamente eficiente para o comércio; a Multibeton, que fabrica pavimentos radiantes energeticamente eficientes; a SICC, fabricante de tintas em micro-silicato da marca ThermoShield; e a Trust Energy, que desenvolve sistemas energéticos eficientes de acordo com necessidades individuais.