Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Pagamentos electrónicos representam a maioria dos pagamentos dos consumidores
2008-10-22

Os consumidores estão a utilizar cada vez mais métodos de pagamentos electrónicos, em detrimento dos tradicionais pagamentos em dinheiro ou cheque.

Esta foi uma das conclusões de um estudo mundial sobre as preferências de pagamento dos consumidores, conduzido pela BAI e pela Hitachi Consulting. Este estudo foi elaborado com o apoio da First Data Corporation e da STAR Network, Harland Clarke, MasterCard Worldwide, Metavante e PULSE.

O estudo de Preferências de Pagamento dos Consumidores 2008 concluiu que, actualmente, 63 por cento das compras estão a ser feitas através de métodos de pagamento electrónico. O pagamento electrónico entra assim para a lista das três formas de pagamento mais utilizadas.

Na Internet, o pagamento electrónico tem sido, desde sempre, predominante. No caso das compras em loja, em 2003, o balanço entre os métodos de pagamento com papel e electrónico alterou-se, deixando o pagamento de contas relativas a prestação de serviços como o último símbolo dos métodos de pagamento por papel. Actualmente, este já não é o caso, tendo a quota de pagamento de contas via papel diminuído de 55 por cento, em 2005, para 38 por cento, em 2008. “O pagamento de contas de serviços tem, historicamente, sido suportado pela utilização de cheques,” refere Ajay Nagarkatte, managing director do Syndicated Research na BAI. “No entanto, a adopção e utilização de pagamentos de contas online aumentou consideravelmente, nos últimos três anos, com impacto directo no número de cheques enviados por correio, para pagamento de contas.”

Nas compras em loja, a migração para os meios de pagamento electrónicos continua a ser conduzida pelo aumento da popularidade dos pagamentos com cartão, em particular dos cartões de débito, que representam actualmente 37 por cento dos pagamentos em loja, subindo de 21 por cento, em 1999.

Nas compras em loja, a quota de cheques diminuiu de 18 por cento, em 1999, para oito por cento, em 2008 e, após se manter relativamente estável nos últimos anos, o pagamento em dinheiro também diminuiu, mas para 29 por cento. Contrariamente às várias previsões, a aquisição de vales de oferta pré-pagos não teve um aumento significativo, nos últimos três anos.

Considerando o futuro, os meios de pagamento electrónicos irão continuar a conquistar terreno aos métodos suportados em papel. Tal como um jovem consumidor referiu, quando respondeu ao questionário, “o papel já está ultrapassado” e, nos próximos dois anos, os consumidores esperam aumentar a utilização dos cartões de débito e diminuir a utilização de cheques e cartões/vales de oferta pré-pagos. “Espero que a mudança na utilização dos meios de pagamento electrónico, em detrimentos do pagamento em papel, continue a aumentar a utilização de cartões e de outras novas formas de pagamentos electrónicos, que entretanto começam a surgir,” refere Chris Allen, director de Consulting Services na Financial Services Practice da Hitachi Consulting. "No entanto, a divulgação de novos métodos de pagamento aumenta a complexidade da sua gestão, o que cria novas oportunidades para as instituições financeiras e fornecedores de serviços de pagamento. Existem várias mudanças a ocorrer e é uma óptima oportunidade para estar nesta indústria.”


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos