Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
GS1 aconselha utilização de códigos de barras nas aplicações móveis
2008-10-15

A GS1 acaba de apresentar a sua posição oficial, aconselhando a utilização dos códigos de barras GS1 nas aplicações móveis, isto é, a leitura de códigos de barras através dos telemóveis com câmaras.

Cada vez mais consumidores têm telemóveis com câmaras integradas que estão tecnicamente aptas para lerem os códigos de barras. Tal como os códigos de barras existentes nas embalagens dos produtos, conhecidos como códigos de barras lineares ou 1D, novos códigos de barras especificamente concebidos para serem lidos pela câmara (bidimensionais ou 2D) são cada vez mais comuns. Os códigos de barras podem ser lidos pelos consumidores para aceder à informação contida na embalagem num formato personalizado (ingredientes, informação nutricional, etc.), a informação adicional sobre o produto que não está disponível nas embalagens, ou a informação promocional que pode ser normalmente encontrada em formato papel (cupões de desconto). “Este é um importante passo no sentido de simplificar as escolhas que os produtores têm de começar a fazer para disponibilizar serviços móveis relacionados com os seus produtos, o que permitirá a inovação não só em termos da embalagem do produto, mas também ao nível dos vários canais de comunicação que as marcas usam para interagir com os consumidores”, defende Vanderlei Roque dos Santos (Nestlé), co-chair do Grupo de Trabalho GS1 Mobile Com.

Paralelamente à oferta de serviços adicionais aos consumidores, a captura do código de barras via telemóvel pode assumir um papel importante na melhoria da eficiência da cadeia de valor, particularmente para os pequenos produtores e retalhistas que actualmente não utilizam standards de comércio electrónico ou processos automatizados. Para Olivier Raynal (Carrefour), “a leitura de códigos de barras via telemóvel é uma das ferramentas que os retalhistas podem utilizar para melhorar a experiência do consumidor em loja. A utilização de standards tornará a implementação mais fácil e rápida nos diferentes mercados”.

No sentido de divulgar esta temática, a GS1 Portugal participará com um orador internacional na Digital Business Conference, organizada pela ACEP – Associação do Comércio Electrónico, que terá lugar na Universidade Católica entre os dias 22 e 23 de Outubro.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos