A Ecopilhas - Sociedade Gestora de Resíduos de Pilhas e Acumuladores, em parceria com a Associação Académica de Coimbra, distribuiu mais de 1.500 mini pilhões juntamente com o tradicional kit do caloiro.
Como forma de promover a reciclagem de pilhas e baterias e, simultaneamente, formar a consciência ambiental dos estudantes, a Ecopilhas deu assim as boas vindas aos novos alunos que ingressaram este ano na Universidade de Coimbra. “Ficamos muito contentes por sentir que algumas instituições nos contactam proactivamente, pedindo-nos colaboração com a oferta de pilhões para a recolha de pilhas e baterias usadas. Este é um sinal claro que as pessoas começam a estar consciencializadas para a importância da reciclagem de todo o tipo de resíduos”, refere Eurico Cordeiro, director geral da Ecopilhas.
De forma a serem devidamente encaminhadas para reciclagem, as pilhas e baterias usadas reunidas nos mini pilhões devem ser depositadas num pilhão de rua, anexo ao ecoponto ou num Pilhão do hiper ou supermercado.
De recordar que o sistema de recolha da Ecopilhas envolve actualmente mais de 1.700 entidades entre empresas, hospitais, escolas, supermercados, associações de municípios e sistemas multimunicipais, responsáveis por mais de 15 mil pontos de recolha. Destes, cerca de 12 mil são da responsabilidade dos municípios e três mil da responsabilidade directa da Ecopilhas.