Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Chris Anderson aponta estratégias para o negócio digital em Lisboa dia 22 de Outubro
2008-10-14

O editor-chefe da revista Wired, Chris Anderson, estará em Lisboa, na palestra de abertura da Digital Business Conference, da ACEP - Associação do Comércio Electrónico em Portugal, dia 22 de Outubro, para apontar estratégias e caminhos de sucesso para os negócios digitais.

O especialista norte-americano será o convidado especial da conferência da ACEP que, entre os dias 22 e 23 de Outubro, acolherá no Centro de Congressos da Universidade Católica mais de 30 especialistas nacionais e internacionais, num amplo fórum de debate em torno da agenda do negócio electrónico e do papel das TI nas estratégias e modelos de negócio das empresas nos nossos dias.

O autor do best-seller “The Long Tail” (2006), que começou por ser um artigo publicado na Wired Magazine, em 2004, e depois um blog, defende a aposta nos nichos de mercado e a necessidade de se repensar urgentemente os modelos de negócio, tendo em conta as alterações que o mercado está a registar e que a economia enfrenta à escala global. “A nossa cultura e economia estão a abandonar cada vez mais a focalização num número pequenos de hits no topo da curva da procura, para passarem a centrarem-se num elevado número de nichos na cauda”, afirma.

Chris Anderson, uma das vozes mais reconhecidas quando o tema é a economia digital, levantará com pertinência algumas questões que apontam caminhos estratégicos. Por que razão o mercado massivo se está a transformar numa multidão de nichos (teoria do negócio “Cauda Longa”)? Por que motivo deixámos de nos limitar a escolher entre opções colocadas à disposição pelo comércio tradicional e preferimos explorar a gama quase infinita de ofertas “Cauda Longa”? Como é que a redução dos custos de produção e distribuição contribui para aumentar o interesse de bens e serviços altamente segmentados? Como é que este novo mercado fragmentado modifica o cenário competitivo? Chris Anderson apresentará, assim, as chaves e as condições para que se possa repensar os modelos de negócio existentes, ao mesmo tempo que se maximizam as vantagens dos nichos de mercado. “Numa era livre dos condicionalismos associados ao espaço físico das prateleiras e a outro tipo de estrangulamentos na distribuição, os bens e serviços que são alvo de uma procura mais limitada conseguem ser economicamente tão atractivos como aqueles que se destinam a um público mais vasto”, defende.

Na sua obra, Anderson desenvolve a teoria da Cauda Longa em seis pontos-chave. Existem em grande parte dos mercados mais produtos de nicho do que hits; os custos de acesso a esses nichos estão a diminuir e os mercados online estão a redefinir a economia de mercado devido à combinação actualmente existente entre distribuição digital, tecnologias de pesquisa e entrada em grande escala da banda larga; a necessidade dos consumidores terem a seu dispor as ferramentas que lhes permitam encontrar os nichos; hits e nichos continuam a coabitar no mesmo universo; todos os nichos juntos criam um mercado que rivaliza com os hits e uma curva da procura sem os estrangulamentos inerentes à distribuição e à limitação da escolha.

Chris Anderson, físico de formação, foi editor da The Economist, da Science e da Nature, antes de assumir o cargo de editor-chefe da Wirerd. Lisboa será, ainda, palco para uma primeira apresentação do novo livro do autor, “Free”, que tem lançamento marcado para 2009.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos