Focus Kitchen é o nome da mais recente iniciativa a integrar a Projecto Casa – Feira de produtos, serviços, materiais e soluções para a habitação, que decorre de 11 a 14 de Dezembro na Exponor, em Matosinhos.
Graças a uma parceria estabelecida entre a Exponor, a Ordem dos Arquitectos e a CMC – Central de Compras S.A., ao longo dos quatro dias de feira, estará em exposição um espaço, com três cozinhas, caracterizado pela arquitectura e pelo design.
Para que esta iniciativa seja possível, a Ordem dos Arquitectos (OA) lançou um concurso, que arrancou já a 15 de Setembro, aberto a todos os arquitectos pertencentes àquela instituição, para que apresentem propostas para os espaços a ocupar na Exponor. Aliás, e ainda graças à parceria com a OA, a Projecto Casa vai integrar vários stands onde os arquitectos poderão colocar os seus serviços à disposição do público em geral, podendo apresentar as suas propostas e estabelecer contactos com as empresas presentes na feira.
O objectivo desta iniciativa passa por ir de encontro a um design de cozinhas apetecível ao público em geral, criando um espaço pleno de glamour e associando, desta forma, o design à cozinha. Simultaneamente, com o Focus Kitchen procura-se incentivar a capacidade criadora e criativa aplicável ao mobiliário de cozinha, promover a atitude inovadora no desenvolvimento de conceitos aplicáveis àquela divisão, estimular a utilização de materiais inovadores no mobiliário e facilitar o diálogo entre os diversos públicos e a indústria nacional de mobiliário de cozinha.
O concurso visa a concepção de três propostas de mobiliário de cozinha para tipologias e “targets” diferentes, sendo que cada uma ocupará um dos espaços. Em primeiro lugar, estará em foco a cozinha Star, destinada a um público jovem, que se caracteriza por uma certa independência e por privilegiar a aparência, ao mesmo tempo que se preocupa com os temas ecológicos. A cozinha Cosmopolitan irá destinar-se a um público urbano, altamente envolvido com a sua carreira profissional, utilizador intensivo de tecnologia e apreciador de design. Finalmente, e para quem gosta de passar tempo na cozinha, estará em evidência o espaço Gourmet, que será delineado a pensar num público mais maduro, valorizador do requinte e das horas passadas em volta do fogão, do frigorífico e da mesa.
De referir ainda que o júri deste concurso será constituído por dois arquitectos, em representação da OA e da Associação Empresarial de Portugal, por um designer da CMC – Central de Compras S.A., pelo designer representante das marcas e por um chef de cozinha ainda a designar. O primeiro prémio de cada uma das categorias será produzido por conceituados fabricantes de mobiliário de cozinha.
A Projecto Casa – Feira de Produtos, Serviços, Materiais e Soluções para Habitação é um certame que apresentará as mais variadas soluções para a casa, assumindo-se como o grande mercado da construção. Esta feira é organizada em parceria com a APCMC – Associação Portuguesa de Comerciantes de Materiais de Construção. O seu objectivo passa por apresentar as novidades de um sector que se encontra em permanente evolução, espelhando as inovações tecnológicas e o recurso a novos materiais.