Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Fujitsu Siemens Computers dá salto em frente no ranking da Greenpeace
2008-09-30

A Fujitsu Siemens Computers foi nomeada como o fornecedor de infra-estruturas TI mais “amigo do ambiente” na recente edição da Greenpeace Guide to Greener Electronics, disponibilizado no dia 16 de Setembro.

Atrás apenas da Nokia e da Samsung, em termos globais, a posição da Fujitsu Siemens Computers é uma melhoria surpreendente face ao ranking do ano passado, em que a empresa se posicionou como o último fornecedor OEM numa tabela de 15. A empresa está agora posicionada à frente de todos os seus principais concorrentes, como a Dell ou a HP.

Dada a influência mundial da Greenpeace, este estudo é considerado como um importante guia para os esforços ambientais das empresas inseridas no amplo universo do sector da “electrónica” e coloca frente a frente grandes nomes como a Microsoft, HP e Dell, que lutam entre elas para determinar qual a empresa mais “amiga do ambiente”. As 18 empresas incluídas nesta análise foram assim classificadas dentro de três grandes categorias, substâncias químicas tóxicas, resíduos electrónicos e energia. Sob estas rubricas, as empresas foram premiadas com pontos pelos desenvolvimentos positivos em áreas como a eliminação progressiva de substâncias nocivas, como o PVC e BRM’s, o assumir de responsabilidades financeiras para lidar com o lixo electrónico, incluindo a implementação de programas de retoma, o comprometimento com a redução das emissões de gases de estufa, bem como a eficiência energética dos novos produtos de cada empresa.

A Greenpeace elogiou a Fujitsu Siemens Computers pela gama de produtos com certificação de “amigos do ambiente”, que utilizam plásticos baseados em processos de queima livres de halogéneo, bem como placas de circuito para mainboards e fontes de alimentação igualmente livres de halogéneo. Além disso, o firme compromisso da Fujitsu Siemens Computer com a total eliminação progressiva de substâncias nocivas como o PVC e o BFR, o mais tardar em 2010, foi saudado e encarado pela Greenpeace como um grande desenvolvimento.

A Fujitsu Siemens Computer foi também reconhecida pelo seu apoio político a uma redução global nas emissões de gases de estufa, bem como pelo facto de ter assumido a responsabilidade, enquanto produtor individual, de melhorar as suas práticas ambientais. Em particular, a eficiência energética dos produtos da Fujitsu Siemens Computers foi louvada, com a Greenpeace a reconhecer que 27 por cento dos PC’s de consumo, 75 por cento dos notebooks profissionais e 58 por cento dos PC’s empresariais da marca cumprem os requisitos Energy Star 4, com 100 por cento desses modelos a exceder os requisitos estabelecidos entre os 26 e os 57 por cento. O ponto fraco da Fujitsu Siemens Computer situa-se especialmente na categoria do lixo electrónico.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos