ENSUL MECI lança nova marca para mercado de consumo doméstico das energias renováveis
A empresa ENSUL MECI acaba de lançar no mercado nacional, soluções de microgeração com a marca Sunday para fornecimento e instalação de sistemas e equipamentos com recurso à fonte da energia solar.
Com a definição do novo regime legislativo, o consumidor de energia eléctrica passa a poder ser, também, produtor e revendedor, tornando-se um elemento activo. Está assim democratizado o acesso dos consumidores à produção independente de energia eléctrica e ao mesmo tempo simplificar o processo de licenciamento.
A instalação de um equipamento Sunday de microgeração do tipo solar fotovoltaico com uma potência de 3.68 kW permite evitar a emissão de aproximadamente 58 toneladas de CO2, ao fim de 20 anos.
A Sunday apresentará no mercado de consumo doméstico várias soluções para que qualquer pessoa, mediante requisitos mínimos, possa usufruir de fonte de energia solar para produção de energia eléctrica. Os sistemas SUNDAY são financiados a 100 por cento, incluindo a montagem dos equipamentos, seguros onde consta a cobertura relativa a incêndios, raios e explosão, tempestades, inundações e aluimentos de terras, furto ou roubo, efeitos directos de corrente eléctrica, entre outros.
O custo médio de um sistema fotovoltaico de 2kW é de 12 mil euros e um sistema de 3.68 kW de 22 mil euros, sendo que para os turistas residenciais e revendedores da energia produzida, para além da vantagem de utilização de uma eco-marca, podem produzir energia ao longo do ano. O custo de manutenção é relativamente baixo em relação ao valor do sistema e é garantida eficácia a 90 por cento ao fim de dez anos de utilização.
Segundo Luís Pais, director de Novos Negócios da ENSUL MECI, os principais objectivos desta iniciativa são “a democratização do acesso dos consumidores à produção independente de energia eléctrica e ao mesmo tempo a simplificação do processo de licenciamento”.
A ENSUL MECI será responsável pela promoção e comercialização deste serviço que tem por base as suas competências, através da integração num só produto financeiro, de parcerias internacionais no fabrico e instalação de equipamentos.