Segundo noticia a Agência Financeira, a Jerónimo Martins poderá ter de vir a pagar uma multa de 50 milhões de euros por omissão no processo de compra das lojas Plus na Polónia.
O grupo já tinha adquirido uma loja da cadeia alemã de discount mas não tinha notificado o Uokik, o regulador polaco.
Citando o jornal Público, a Agência Financeira avança que fonte oficial do regulador polaco avançou que o presidente do organismo decidiu “iniciar um procedimento antimonopolista contra a Jerónimo Martins”, por esta ter “prestado informações falsas” na sequência da aquisição das lojas discount detidas grupo Tengelmann no país.
O espaço em questão está localizado na cidade de Morag, na qual a Biedronka já tem, actualmente, duas unidades comerciais. “Poderá tratar-se de um caso de posição dominante, que tem de ser analisado aprofundadamente”, acrescentou fonte oficial do organismo.
Caso a Jerónimo Martins venha a ser multada, as pessoas responsáveis pela elaboração e envio dos dados também poderão ser penalizadas e ter de pagar até 50 vezes a sua remuneração média mensal.
“Apanhada de surpresa”, a Jerónimo Martins afirma que se trata “apenas de uma questão processual” e que “o processo está a ser gerido, desde o início, com total transparência”.