Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Grande Lisboa recicla mais de três milhões de pilhas e baterias em 2007
2008-09-10

Cerca de 40 por cento das pilhas e acumuladores enviados para reciclagem em Portugal são recolhidos na região da Grande Lisboa.

Em 2007, esta região, que inclui os distritos de Lisboa e Setúbal, contribuiu com mais de três milhões de unidades, entre pilhas e baterias enviadas para reciclagem. Os dados são da Ecopilhas – Sociedade Gestora de Resíduos de Pilhas e Acumuladores que, desde o início da sua actividade, em 2004, já recolheu mais de 61 milhões de unidades de pilhas e acumuladores usados.

O Litoral (Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Coimbra e Leiria) apresenta-se na segunda posição, contribuindo com 20 por cento do total nacional, seguida da região do Grande Porto, com 15 por cento. Ainda com valores muito próximos, encontra-se a região do Interior Norte (Bragança, Castelo Branco, Guarda, Santarém, Viseu e Vila Real) com 10 por cento do total de entregas, representando mais de 898 mil unidades.

Ao longo dos quatro anos de actividade da Ecopilhas, o desempenho e a consequente posição no ranking de cada uma das regiões do país tem-se mantido inalterável, sendo que a região da Grande Lisboa tem sido em regra a que mais contribui para o total nacional de recolha de pilhas e acumuladores. Por outro lado, as recolhas têm sido menos significativas nas ilhas da Madeira e Açores, na Região do Algarve (distrito de Faro) e no Interior Sul (Portalegre, Beja e Évora). Este desempenho é, em parte, explicado pela relação entre a quantidade de recolhas e a densidade populacional destas regiões.

Em 2004, ano em que arrancou a distribuição de Pilhões, a Ecopilhas recolheu cerca de oito milhões de pilhas e acumuladores usados. Mas logo no ano seguinte conseguiu atingir os 17 milhões de unidades, um valor igualado em 2006. No ano passado, a Ecopilhas recolheu 19 milhões de unidades deste tipo de resíduos, um valor que representa um crescimento de mais dez por cento face a 2006.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos