Segundo um estudo da M/A/R/C Research e da National In-Store, 14 por cento dos consumidores deixarão de visitar uma loja que não esteja devidamente limpa e 29 por cento apenas a visitarão para comprar alguns poucos produtos que não encontrem noutro lado.
Os clientes das lojas alimentares e de drogaria são os que mais indicações dão de deixar de visitar uma loja que não esteja limpa.
“Claramente, a limpeza e arrumação de uma loja é um componente importante da experiência de compra e têm impacto na vontade dos consumidores em comprarem em determinado retalhista. Também influenciam a frequência da compra e a duração da permanência na loja. O impacto é igualmente directo na quantia gasta no ponto de venda”, avança Randy Wahl, vice-presidente sénior da M/A/R/C Research.
Para este responsável, apesar da tendência ser focar no potencial de perda de um cliente, os retalhistas devem de igual modo preocupar-se com o impacto mais lato da limpeza e outros aspectos que determinam a experiência de compra dos clientes, na frequência da compra e na quantidade de tempo e dinheiro gastos na loja.