Relatório de Sustentabilidade da Lexmark revela compromisso para reduzir impacto ambiental
A Lexmark anunciou o seu relatório de sustentabilidade de 2007, evidenciando os esforços da empresa em reduzir o seu impacto ambiental e em fornecer soluções de impressão únicas e inovadoras, que ajudam os seus clientes a imprimir menos e a reduzir o seu impacto no ambiente.
A sustentabilidade tem constituído uma parte importante dos valores fundamentais da Lexmark desde o início da empresa. A Lexmark centra o seu compromisso em três áreas chave, clientes, operações e comunidades, que estão enraizadas no trabalho que os colaboradores da Lexmark desempenham todos os dias.
O compromisso da Lexmark para com o ambiente começa com a concepção de produtos, aoluções e aerviços inovadores, tendo sempre o ambiente em mente. Entre outras características ecologicamente conscientes, que acompanham os equipamentos Lexmark, estão a impressão frente e verso (duplex) e multi-up e os consumíveis de elevada capacidade, para que os clientes imprimam de uma forma mais inteligente, poupando o ambiente e reduzindo os custos.
O programa Design for Environment (DfE) da Lexmark assegura a responsabilidade ambiental em todas as fases do ciclo de vida do produto. Isto inclui seleccionar os materiais a utilizar nos produtos Lexmark, que vão ao encontro ou excedam os requerimentos ambientais e oferecer programas de reciclagem globais para equipamentos em fim de vida e consumíveis vazios. Em 2007, um pouco por todo o mundo, em três tinteiros da Lexmark vendidos, um foi devolvido para reutilização ou reciclagem. Nos Estados Unidos, os tinteiros devolvidos nos últimos anos atingiram uma média consistente de 40 e 50 por cento.
A Lexmark conduz as suas operações em instalações próprias em todo o mundo, de uma forma ecologicamente responsável, centrando os seus esforços na eficiência energética, conservação de água e minimização do desperdício. Existe um sistema de gestão em cada instalação da Lexmark, de forma a garantir que os objectivos são assegurados e o melhoramento contínuo é conseguido.
A Lexmark implementou ainda práticas de impressão ambientalmente responsável nos seus escritórios. Por exemplo, o escritório da Lexmark em Suresnes, em França, tornou-se numa “vitrina” em 2007, com o objectivo de demonstrar a impressão sustentável no local de trabalho. Os colaboradores da Lexmark que trabalham no respectivo escritório estão a aplicar as mesmas práticas de impressão responsáveis que a Lexmark fornece aos seus clientes todos os dias, para ajudá-los a imprimir menos e a proteger o ambiente. O escritório de Suresnes obteve uma redução de 20 por cento no número de páginas impressas, 55 por cento na utilização de energia e 44 por cento em custos directos, após ter-se implementado a “vitrina” de impressão sustentável.
A Lexmark acredita que é importante ser um vizinho e um colaborador responsável nos locais onde opera. Criar consciência ambiental e encorajar o voluntariado nas comunidades onde os seus colaboradores vivem e trabalham está no centro dos valores da Lexmark, no que respeita à cidadania empresarial. Com o empenho dos seus colaboradores, clientes, grupos industriais e parceiros, a Lexmark acredita que um futuro mais sustentável poderá ser proporcionado às gerações futuras. Muitos dos programas comunitários que a Lexmark apoia envolvem árvores e água, recursos utilizados na produção de papel. Por exemplo, os colaboradores da Lexmark contribuíram com o seu tempo e talento em todo o mundo para apoiar os esforços de reflorestação, protecção de habitat e restauro e preservação de água limpa.
“O relatório de sustentabilidade da Lexmark demonstra a dedicação dos nossos colaboradores em proteger os recursos do planeta e em ajudar os nossos clientes a ir ao encontro dos nossos objectivos de sustentabilidade e minimizar o seu impacto no ambiente,” refere Paul J. Curlander, chairman AMD Chief Executive Officer (CEO) da Lexmark. “Estamos satisfeitos por partilhar o progresso alcançado com o compromisso da nossa empresa para a excelência ambiental”, conclui.